Começando bem um negócio

Opinião

Rogério Wink

Rogério Wink

Começando bem um negócio

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Iniciar uma atividade empreendedora considero a forma mais democrática que o indivíduo tem para viabilizar uma oportunidade e geração de renda. Tomada a decisão, existem alguns passos práticos importantes que vão direcionar o empreendimento, bem como podem ser a base de sustentação desde o início até a sua maturidade.

Contar com boas referências facilita a busca de resultados satisfatórios. Além de estratégia e paciência, iniciativas operacionais devem ser implementadas. Cercar-se de bons profissionais em áreas de apoio como contabilidade e jurídica, dá um norte nas diversas possibilidades de formalização dos contratos societários e modelos de enquadramento tributário, lembrando que a carga tributária é elevada e normalmente os governos são um grande “sócio” oculto de todos os negócios.

Dependendo do ramo ou tipo de atividade, a escolha do ponto físico apropriado é vital. Observar o local, possibilidades de mobilidade, é simples de fazer. Levar em consideração o capital necessário para os investimentos com uma boa projeção do fluxo de caixa faz a diferença. Lembremos que o custo do dinheiro é uma conta importante de estruturar.

Uma boa equipe de trabalho, pessoas que vão tocar a operação, é o segredo de uma fórmula de sucesso. Por outro lado, negligenciar este aspecto é uma formula de eminente fracasso, isso vale para todos os envolvidos, inclusive o eventual sócio.

Acordar regras de governança é uma boa iniciativa. Quanto ao perfil do produto ou serviço, o melhor a fazer é adequar o mix ofertado em função da área de atuação da empresa e dos potenciais clientes. Para não ter dificuldades de foco, uma pesquisa de mercado ajuda bastante.

É melhor investir nisso, antes de abrir o negócio, aí a empresa já nasce ajustada ao público que se deseja servir. Muitos pulam esta fase e depois de algum tempo se arrependem e contabilizam prejuízos que poderiam ter evitado.

O resultado de uma boa testagem muitas vezes surpreende. Um levantamento bem realizado pode revelar boas ideias que o empreendedor não tinha percebido. Mais adiante, a operação andando, as pesquisas são importantes para monitorar o perfil e desejos do consumidor que costumam mudar. Ainda mais no Brasil, onde os cenários externos, que normalmente não estão “na mão”, oscilam muito e atingem diretamente o desempenho das empresas.

Por trás de um sonho há um empreendedor, que arriscou tempo, dinheiro e dedicou trabalho.
Com estas pequenas e simples iniciativas é possível começar uma boa gestão do seu negócio, ampliando as possibilidades de êxito.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais