Com 72 vagas abertas, Censo inicia coleta de dados nesta segunda

IBGE

Com 72 vagas abertas, Censo inicia coleta de dados nesta segunda

Dos 200 recenseadores convocados, pelo menos 40 já devem iniciar trabalho de rua nos próximos dias. Inscrições de novo processo seletivo para atuação na pesquisa encerram quarta-feira

Por

Com 72 vagas abertas, Censo inicia coleta de dados nesta segunda
Por enquanto, cerca de 40 profissionais estão habilitados a atuar na região. Crédito: Mateus Souza
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Recenseadores iniciam em todo o país, na próxima segunda-feira, a coleta de dados ao Censo Demográfico 2022. O trabalho de campo no Vale do Taquari começará com um déficit de profissionais. Até o momento, são 200 habilitados para atuar de forma temporária na pesquisa. Um novo processo seletivo deve preencher as 72 vagas restantes em agosto.

Aplicado a cada dez anos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Censo deveria ter ocorrido em 2020. Contudo, foi cancelado naquele ano por conta da pandemia. No ano passado, novo adiamento, desta vez porque não havia verba prevista no orçamento federal. Agora, a coleta retorna para atualizar dados demográficos e socioeconômicos da população.

Conforme o coordenador regional do Censo, Paulo Hamester, dos recenseadores convocados na região, em torno de 40 estão aptos a irem às ruas no primeiro dia. Os demais ainda dependem de uma série de fatores, como a contratação e a disponibilidade dos sistemas.

“O começo será um pouco lento e gradual, mas isso não acontece somente aqui, e sim em todo o país. Quem foi treinado semana passada e foi contratado está apto, mas os que começaram nesta, ainda não”, explica.

Novo processo

Foi publicado na quinta-feira um novo edital para preenchimento das 72 vagas restantes de recenseadores no Vale do Taquari. Há oportunidades em praticamente toda a região, segundo Hamester. Em alguns locais, contudo, a situação é mais delicada.

“Em Santa Clara do Sul, são sete vagas e temos apenas uma pessoa habilitada. Em Marques de Souza precisamos de cinco recenseadores e também estamos com somente um contratado”, pontua. Maior município do Vale, Lajeado tem 83 vagas e 60 foram preenchidas.

Hamester admite que a tendência é da coleta de dados do Censo se estender mais do que três meses, considerado o tempo ideal para a conclusão do trabalho de rua. “Mas tem que ser encerrado. Se não for em três, será em quatro ou cinco meses”.

Experiência inédita

Moradora do bairro Centenário, Lucineia Bittencourt, 44, trabalhará pela primeira vez como recenseadora. Mas já está acostumada ao trabalho de rua, pois atuou por oito meses como agente epidemiológica na cidade.

Para Lucineia, trata-se de uma experiência única, sobretudo pelo interesse na área. “Eu penso em cursar geografia, que dialoga muito com esse trabalho demográfico. Considero muito importante coletar esses dados para o nosso país”, frisa.

Processo seletivo

– As inscrições para o novo processo seletivo para contratação de recenseadores ocorre mediante preenchimento de formulário físico, a ser entregue nos seis postos de coleta do IBGE na região (nas cidades de Lajeado, Estrela, Arroio do Meio, Encantado, Teutônia e Progresso;

– O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis no site do IBGE. Não há cobrança de taxa de inscrição e não haverá aplicação de provas. As inscrições estão abertas até 3 de agosto;

– O chamamento dos aprovados está previsto para ocorrer a partir de 15 de agosto. A classificação se dará por critérios como escolaridade e idade.

Treinamentos de recenseadores ocorrem na Univates. Nas próximas semanas, serão feitos novos chamamentos. Crédito: Mateus Souza

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais