Lajeado projeta ingresso no Programa Cidade Empreendedora

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Lajeado projeta ingresso no Programa Cidade Empreendedora

Por

Vale do Taquari

A administração de Lajeado está em tratativas com o Sebrae-RS para ingressar no programa Cidade Empreendedora. A iniciativa visa melhorar o ambiente de negócios nos municípios gaúchos, com ações de desburocratização, gestão, educação empreendedora e priorização das pequenas empresas locais nas compras governamentais.

Hoje, Bom Retiro do Sul e Encantado são os únicos municípios da região participantes do programa.
Caso o convênio seja confirmado, a assinatura da parceria deve ocorrer em agosto, junto com o lançamento do edital do Acelera 2.0, programa de aceleração de startups – que fará parte do Cidade Empreededora.

O edital visa acelerar startups e negócios que promovam a geração de produtos, processos e serviços inovadores para o município. A projeção é destinar R$ 94 mil para o desenvolvimento de até 15 projetos. Podem participar empresas ou pessoas físicas com propostas tanto para serviços públicos como para negócios que atendam demandas da cidade.

Na data ainda está prevista a inauguração do Labilá – Laboratório de inovação governamental e social de Lajeado. O espaço será destinado a promoção de inovação, cocriação e testagem de novas ideias, com foco em melhorias ao cidadão e qualificação dos serviços prestados pela administração pública.

Presente em 67 municípios gaúchos, o Cidade Empreendedora será modulado de acordo com as necessidades de Lajeado. O projeto prevê ações em todas as secretarias do governo, para a sociedade em geral e também nas comunidades, com foco em inovação social.


Adama entre as empresas mais inovadoras do Agro

Empresa com sede em Taquari, a Adama foi uma das contempladas no Prêmio Valor Inovação Brasil 2022. Pelo sétimo ano consecutivo, a fabricante de agroquímicos ficou entre as cinco mais inovadoras do Agronegócio do País, no ranking anual promovido pelo jornal Valor Econômico em parceria com a consultoria Strategy& da PwC.

A premiação avalia as empresas que mais investem em tecnologia e inovação em seus respectivos segmentos, com base em cinco pilares: intenção de inovar, esforço para realizar a inovação, resultados obtidos, avaliação do mercado e geração de conhecimento.


Acelerada no Vibee fecha parceria com a Claro

A SleepUp, startup acelerada pelo Vibee Unimed, firmou parceria com a operadora Claro para disponibilizar o serviço de terapia digital para distúrbios do sono aos clientes da empresa de telecomunicações. CEO da SleepUP, Renata Bonaldi afirma que a parceria presenta uma ação disruptiva no fluxo da saúde no Brasil.

“Precisamos chegar em quem mais precisa, e é isso que as terapias digitais propõem”, aponta. Segundo ela, a Claro se posiciona como player da saúde digital desde a instituição da telemedicina no Brasil.


RÁPIDAS

Transformação digital – A Acil promove no dia 2 de agosto painel sobre os benefícios da transformação digital nas empresas. O evento começa às 18h30min, com entrada gratuita mediante inscrição antecipada no site acilajeado.org.br.

Participam do encontro a vice-presidente de Design Digital e Inovação da Ilegra, Caroline Capitane, e o co-founder & CTO (Chief Technical Officer) da BIMachine, Augusto Fleck. A mediação será com o diretor da Construtora Zagonel e presidente da Construmóbil 2022, Joni Zagonel.

Expansão da Benoit – Rede de lojas com matriz em Lajeado, a Benoit mantém forte ritmo de expansão. Nas próximas semanas, o grupo inaugura unidades em Entre Ijuís e Porto Xavier, ambas no noroeste do RS, e Tubarão, Santa Catarina.

Hoje, a empresa conta com mais de 260 lojas espalhadas pelos três estados do Sul do Brasil. Para dar conta dos planos de crescimento, em abril a Benoit anunciou investimento de R$ 40 milhões na ampliação do Centro de Distribuição em Lajeado.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais