Igrejas do Vale

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Igrejas do Vale

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Algumas igrejas do interior do Vale eram tema de uma matéria especial do Jornal O Informativo. A Igreja São João Batista, de Nova Bréscia, era destaque. A construção iniciou em 1917, mas a estrutura apresentou rachaduras em pouco tempo e teve de ser demolida em 1936. Com empenho da comunidade, uma igreja idêntica à original foi reerguida em 1952.

Outras igrejas também foram citadas, como a São Roque, de Tamanduá, em Marques de Souza. A estrutura original foi construída em 1929, mas foi destruída por um vendaval em 1948. A Igreja Evangélica de Forqueta, feita em pedra, também aparecia na matéria. Construída em 1951, a igreja abrigava uma réplica em miniatura do templo.

Igreja em Forqueta. Bibiana Faleiro/Arquivo A Hora

 

A igreja atual de Nova Bréscia preserva os mesmos traços da estrutura original. Crédito: Arquivo Igreja São João Batista

 

A construção original foi finalizada em 1927, mas teve de ser demolida menos de dez anos depois. Crédito: Arquivo Igreja São João Batista


Canto alemão

Há 20 anos, era realizado o 1º Festival Regional da Música Alemã, no Colégio Teutônia. A ideia era valorizar o canto na língua alemã e reunia crianças, jovens e adultos.


Enquanto isso…

CDs falsificados – O Brasil era recordista no número de CDs falsificados. Um ranking mundial mostrava que o país estava em primeiro lugar, com cerca de 40% dos CDs de origem pirata.


Hoje é

  • Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço
  • Dia do Motociclista
  • Dia da Prevenção de Acidentes de Trabalho
  • Dia do Pediatra
  • Santos do dia:
  • Santa Natália
  • São Pantaleão

HÁ 50 ANOS 

A luta contra a pólio

Mais uma vez saía na capa do Jornal O Informativo uma nota sobre a paralisia infantil. Na época, campanhas de vacinação eram feitas nas escolas. Na década de 1970, já se sabia que a doença não tinha cura, mas que poderia ser evitada com a vacina.

Na época, o Governo Federal disponibilizava doses da vacina Sabin, descoberta há mais de 10 anos nos Estados Unidos. O último caso da pólio registrado no Brasil ocorreu em 1989 e foi considerada erradicada em 1994.


O início do Chevette

Crédito: Divulgação

Saía, no Jornal Nova Geração, uma nota sobre a construção de uma nova fábrica da General Motors, em São José dos Campos.

A indústria seria voltada para a produção do Chevette, que na época era o grande lançamento da marca.

 


Enquanto isso…

Plantas anticancerígenas – A Folha de São Paulo publicava um estudo realizado no Chile sobre uma espécie de planta que poderia auxiliar no combate ao câncer. A planta crescia no sul do país e o extrato poderia ser utilizado no tratamento de leucemia.

Broadway – O musical “Um Violinista no Telhado” batia o recorde de permanência em cartaz da Broadway. A peça estava há sete anos e oito meses em exibição e foi o primeiro musical na história a ultrapassar a marca de três mil performances.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais