Empresa terceirizada contesta reclamações de vereadores

ENCANTADO

Empresa terceirizada contesta reclamações de vereadores

Proativa Saúde alega não ser a responsável por fornecer profissionais médicos e, sim, a empresa Atual. Falta de atendimento médico em postos de saúde motivou críticas de parlamentares no mês passado

Por

Empresa terceirizada contesta reclamações de vereadores
Município firmou contrato com empresa Atual em novembro de 2017. O mesmo foi prorrogado até novembro deste ano. Crédito: Juliana Pisoni
Encantado

A Cooperativa de Trabalho de Profissionais da área da Saúde – Proativa Saúde –, de Porto Alegre, contesta a manifestação feita por vereadores em sessão realizada no dia 20 de junho. Na ocasião, alguns parlamentares solicitaram que a administração municipal rompesse o contrato com a prestadora de serviços.

Durante o pronunciamento, o vereador Carlos Eduardo da Silva (MDB) fez duras críticas ao modelo operacional da terceirizada e citou a falta de médicos para atendimento em postos de saúde, em especial, no Bairro Jacarezinho. Entretanto, a empresa responsável por fornecer profissionais médicos é a Atual Médica Gestão de Saúde, de Curitiba, e não a Cooperativa Proativa.

O governo municipal firmou contrato com a empresa Atual por meio de pregão presencial em novembro de 2017, sendo prorrogado até novembro deste ano. Conforme contrato, a terceirizada deve prestar serviço na área médica com carga total máxima de até 258 horas semanais, sendo os atendimentos realizados na UBS Central, nos postos de saúde Navegantes; Planalto; São José e Jacarezinho.

“Gostaríamos de esclarecer que a Cooperativa Proativa não possui contrato para fornecimento de médicos com o município, apenas outras funções. E que não temos nenhum vínculo com a empresa Atual”, explica o advogado Luciano Costa Beber Teixeira, representante da empresa.

A Cooperativa Proativa também possui contrato com o município por meio de pregão presencial, porém, o objetivo é prestar serviços que englobam as áreas de farmácia, enfermagem, odontologia e agentes comunitários para atendimentos conforme necessidade da Secretaria de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social.

Entenda o que cada um dos contratos compreende:

Especificação dos serviços da Empresa Atual:

1 Médico Clínico Geral – 10 horas/semana
2 Médicos especializados em Pediatria – 40 horas/semana
3 Médicos especializados em Obstetrícia/Ginecologia – 40 horas/semana
4 Médicos especializados em Psiquiatria – 18 horas/semana

Especificação dos serviços da Cooperativa Proativa:

2 Farmacêuticos – 40 horas/semana
16 Enfermeiros – 40 horas/semana
16 Técnicos em Enfermagem – 40 horas/semana
6 Cirurgião Dentista – 40 horas/semana
6 Auxiliar de Saúde Bucal – 40 horas/semana
8 Agentes Comunitários de Endemias – 40 horas/semana
24 Agentes Comunitários de Saúde – 40 horas/semana


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais