Torcida do Grêmio é a mais fiel do Brasil

Opinião

Caetano Pretto

Caetano Pretto

Jornalista

Colunista esportivo.

Torcida do Grêmio é a mais fiel do Brasil

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma série de pesquisas realizadas pelo Jornal O Globo e o instituto Ipec atualizou o tamanho das torcidas do país. Não é novidade que o Flamengo foi o time mais citado, com 21,8% das respostas espontâneas. A cada 10 torcedores, 2 torcem para o Rubro-Negro. Outros números chamam a atenção. O principal deles, para mim, é referente ao Grêmio. O Tricolor teve a sua torcida apontada como a mais fiel do Brasil.

O levantamento identificou que 90,6% dos torcedores gremistas dizem torcer apenas para o time gaúcho. Somente 9,4% dos tricolores disseram que torcem ou têm simpatia por outra equipe do futebol brasileiro. O fato é curioso e revela o quão especial é o “gremismo”.

A pesquisa mostra que o fenômeno de torcer para apenas um clube é maior entre os moradores das regiões Sul e Sudeste, inclusive. Em ambas, os percentuais dos que torcem para dois clubes foram similares, na casa de 8%. Já os habitantes do Norte, Centro-Oeste e do Nordeste são os que mais manifestaram preferências divididas entre dois clubes, em torno dos 15%.

Torcedores de dois clubes

Ainda sobre a pesquisa, o fenômeno de torcer ou ter simpatia por mais de um clube é cada vez maior no mundo futebolístico. A ascensão das transmissões de futebol estrangeiro, assim como a maior facilidade para ver os jogos do Brasil, fazem com que o limite geográfico seja cada vez menos relevante. Torcer para o time da região representa pertencimento, proximidade, mas talvez isso não seja mais o suficiente na hora de escolher o clube do coração.

Para nós, gaúchos, isto não se aplica tanto, pois a Dupla Gre-Nal nunca perderá força. Não só o Grêmio tem a torcida mais fiel, o Rio Grande do Sul foi apontado na pesquisa como o estado mais “bairrista”, só para variar. Mas imagine uma criança que nasce em um estado sem um grande clube, em uma cidade com times que não conquistam títulos há muitos anos. Normal o novo torcedor ter preferência por Flamengo, Palmeiras, Atlético-MG ou qualquer outro time da Europa. É assim em boa parte do Brasil.

Abracem o Lajeadense

 

Encerro o assunto da pesquisa com uma provocação. O fenômeno do torcedor de dois clubes é real. Nós vimos no dia 10 de julho, uma Arena Alviazul lotada na partida que poderia ter recolocado o Lajeadense na elite do futebol gaúcho. Mas o estádio não está sempre assim. Então, torcedores de Inter e Grêmio do Vale do Taquari, por que não abraçar o Lajeadense como o seu segundo clube?

 

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais