Festa dos Motoristas  retorna após dois anos

ESPECIAL COLONO E MOTORISTA

Festa dos Motoristas retorna após dois anos

Evento da Paróquia São Cristóvão engaja comunidade há mais de cinco décadas

Por

Festa dos Motoristas  retorna após dois anos
O coordenador Alexandre Ewald e o frei Paulo Maia percebem grande expectativa da comunidade pela volta da festa, em especial devido ao hiato provocado pela pandemia. Crédito: Raica Franz Weiss
Lajeado

A tradicional Festa dos Motoristas, realizada pela Paróquia São Cristóvão, chega a sua 54ª edição neste domingo, 24. Além da carreata em homenagem ao padroeiro dos viajantes, o evento terá mateada, Feira das Tortas, pescaria e brinquedos para as crianças.

A procissão inicia às 9h30 e segue pelas principais ruas de Lajeado, liderada pela Scala Logística. A conhecida benção será mais uma vez em frente ao Centro Cultural Univates, na Av. Avelino Talini. Neste ano, os freis franciscanos ainda participam das comemorações. A partir de terça-feira, 26, a paróquia segue com os padres da diocese de Santa Cruz do Sul.

Este domingo marca a retomada da festa, que não ocorria desde 2019, em razão da pandemia. De acordo com o coordenador da paróquia, Alexandre Ewald, a expectativa é de que sejam servidos em torno de 1,2 mil almoços. “A comunidade está bem animada com o retorno das comemorações”.

Conforme Ewald, a festa surgiu para integrar a comunidade e angariar fundos para a paróquia. “Ao longo do ano, utilizamos os recursos para a manutenção da entidade”, explica.

As procissões

Após a missa, a carreata seguia da forma que ocorre ainda hoje, com o primeiro veículo levando a imagem do Santo e o desfile dos demais carros. A procissão saia da frente da paróquia, passava pelas principais ruas do centro e fazia o retorno na Praça do Chafariz.

Conforme o livro “Assim nascemos”, empresas de transportes engrossavam a procissão com os veículos da frota. A expectativa não era somente anotar quantos carros de cada empresa haviam desfilado, mas também verificar se o número de veículos da procissão havia superado a edição do ano anterior.

O frei Dorvalino conta que houve um ano em que o início da procissão já estava retornando, na altura do Hotel Martini (hoje Mariani), enquanto que os últimos veículos recém saíam do São Cristóvão.

Dias chuvosos

O frei Dorvalino Fassini conta no livro da paróquia “Assim nascemos” que, por ser ao ar livre, sempre havia expectativa em torno do clima. Um registro no livro de Atas da Diretoria mostra que quase sempre a festa era acompanhada por chuva, nas dez primeiras edições, sete foram chuvosas. Assim, aos poucos nascia a lenda de que, se a cidade quisesse chuva, era só marcar a Festa de São Cristóvão.

Reis e Rainhas da festa

No início, a comemoração tinha concurso para Rainha e Princesas. Mais tarde, passou a eleger um Rei também. A tradição continua até hoje e é um dos pontos altos da festa.

Desfile de 1966. O carro era conduzido por Abílio Weiand e levava a Rainha Aldacir Tedesco e as Princesas Dulce Brescovit e Lourdes Gallegari. Na época, cerca de 150 veículos acompanharam a procissão. Crédito: Divulgação

Cinco décadas de história

A primeira Festa dos Motoristas ocorreu em 1964. Naquela época, era celebrada no mês de janeiro, em alusão a data de fundação da paróquia. Mais tarde, o evento foi transferido para 25 de julho, Dia de São Cristóvão.

No início, a festa era realizada ao ar livre, já que não havia salão. Todos os anos, a estrutura era montada com barracas, erguidas por postes de madeira e cobertas por lonas. O trabalho era tanto que a organização iniciava um mês antes da festa. As mesas e bancos eram feitos de tábuas, em estilo rústico e simples.

Programação de domingo:

6h – Alvorada festiva
8h – Missa
9h – Início da procissão motorizada (saída em frente à Paróquia)
9h30 – Bênção dos veículos (na Av. Talini, em frente à Univates)
11h – Início do almoço
13h15 – Bênção da saúde
13h30 – Rei e rainha da festa
14h às 17h – Reunião dançante com J&J
15h30 – Sorteio da Ação entre Amigos
17h – Encerramento da festa

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais