Encontros científicos qualificam médicos e parceiros do CRON

Produzido por Alfa

Encontros científicos qualificam médicos e parceiros do CRON

Conhecimento, atualização e troca de experiências permitem atendimentos ainda mais completos e humanizados para pacientes e familiares

Apresentado por

Atualmente, mais de 50 milhões de pessoas vivem com câncer no mundo e, em 2040, devem ser registrados 28,4 milhões de novos casos, segundo relatório da Agência Internacional para Pesquisa em Câncer (IARC). Os números refletem, principalmente, o crescimento e envelhecimento populacional, exacerbado pelo aumento de prevalência dos fatores de risco. Por isso, a necessidade da adoção de medidas de prevenção, alocação de recursos para tratamentos adequados, diagnóstico precoce, e a qualificação dos profissionais, serviços e pesquisas.

Diferentes especialidades

No CRON – Centro de Oncologia, que desde março atende pacientes nas especialidades de Oncologia e Hematologia em uma ampla e moderna sede em Lajeado, a preocupação com a prevenção, o diagnóstico precoce e o preparo da equipe multidisciplinar é constante. Uma das ferramentas adotadas para isso é a promoção de Encontros Técnicos Científicos, que ocorrem durante o ano com diferentes temas e profissionais convidados.

Conforme a hematologista da clínica, Juliana Kratochvil, os eventos técnicos permitem, além da atualização de conhecimentos quanto a tratamentos, tecnologias e pesquisas, a troca de experiências sobre casos do dia a dia, qualificando e humanizando ainda mais o atendimento e o apoio aos pacientes. “O trabalho em equipe e a troca de experiências e conhecimento, com discussão de casos, torna o trabalho da Oncologia mais dinâmico e assertivo”, destaca.

Câncer de Pulmão

Em cada evento técnico, assuntos que permeiam o trabalho de diferentes especialidades em saúde ganham destaque. O mais recente ocorreu em 13 de julho, na sede do CRON, com o tema “Atualizações no Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Pulmão Não Pequenas Células”, com a participação de médicos do CRON e da região.

Tabagismo: o grande vilão

A escolha do câncer de pulmão como tema tem razões nas estatísticas, pois é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma), e cerca de 13% de todos os novos casos da doença são de pulmão, conforme o Instituto Nacional de Câncer (INCA). Entre os principais fatores de risco estão o tabagismo, exposição à poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, doença pulmonar obstrutiva crônica (enfisema pulmonar e bronquite crônica), fatores genéticos e história familiar.

Como prevenir?

  • Não fumar;
  • Evitar o tabagismo passivo;
  • Evitar a exposição a agentes químicos presentes em determinados ambientes de trabalho;
  • Ficar atento a sintomas, como tosse persistente, escarro com sangue, dor no peito, rouquidão, piora da falta de ar, perda de peso e apetite, cansaço ou fraqueza e pneumonia recorrente ou bronquite;
  • Fazer consultas e exames preventivos.

Eventos Técnicos realizados:

  • Desafios diagnósticos do Mieloma Múltiplo e Amiloidose”, com os hematologistas Marcelo Capra e Tito Vanelli,da Santa Casa e do Mãe de Deus, de Porto Alegre.
  • “Além das expectativas de tratamento para o câncer de mama HER2+”, com a oncologista Janaína Brollo, do HG-UCS, de Caxias do Sul, e do Centro Gaúcho do Câncer.
  • “Atualizações no Diagnóstico e Tratamento do Câncer de Pulmão Não Pequenas Células”, com  o cirurgião torácico Darcy Ribeiro Pinto e o oncologista André Reiriz, do HG-UCS, de Caxias do Sul, e do Centro Gaúcho do Câncer.