“A fotografia vai muito além do simples fato de apertar um botão”

ABRE ASPAS

“A fotografia vai muito além do simples fato de apertar um botão”

No último semestre do curso técnico em Processos Fotográficos, Pamela Vitoria Marostega, 20, transformou três crianças da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) em super-heróis, por meio da fotografia.

Por

“A fotografia vai muito além do simples fato de apertar um botão”
Crédito: Arquivo Pessoal
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Como surgiu o seu interesse por fotografia?

Sempre fui uma pessoa extremamente apaixonada por fotografia, os mínimos detalhes sempre me encantavam. Quando pequena ainda, meus pais me mostravam aqueles registros de tempos atrás, de parentes que nem estão mais entre nós, e eu me encantava e pensava como isso era mágico. Você tem o poder de registrar momentos e mostrar detalhes para o resto da vida.

Eu ali, tão pequena, pensava: preciso fazer com que mais pessoas tenham tenham momentos registrados. E aí que começava a jornada mais linda da minha vida. No início, eram fotografias feitas pelo celular mesmo, convidava a família, minhas tias gestantes, para ensaios fotográficos, e ficavam lindos.

Como surgiu a ideia de transformar as crianças em super-heróis?

Inspirada no trabalho do fotógrafo Josh Rossi, pelo qual sou encantada, pois ele transforma crianças em super-heróis, propus à Apae de Lajeado o projeto “Crianças hoje, heróis amanhã”. O ensaio retrata as crianças usando roupas de super-heróis, mostrando a força dos pequenos diante dos desafios da vida.

Como foi esse processo de fotografia e edição?

Tivemos a autorização de três pais. No dia do ensaio, começamos fotografando a pequena Clara. Em seguida, a Laura e, por último, o Anthony. Após as fotos serem realizadas, passou pela primeira edição, que seria a tonalização das mesmas, e logo em seguida foram encaminhadas para o professor Maurício, que fez a parte de edição gráfica, colocando eles nesse mundo lindo, com fantasias.

Quando as fotos estavam finalizadas, encaminhei para as famílias e também para minha coordenadora. Tive retorno positivos de todos, comentaram que as crianças amaram a experiência, e me agradeceram por escolher eles para participarem do projeto. Esse retorno que tive não tem preço, pois é aí que vemos que todo nosso esforço valeu a pena.

O que a fotografia significa para ti?

A fotografia vai muito além do simples fato de “apertar um botão”. Ela é sentimento, momento, detalhe. Ela tem o poder de registrar para sempre os momentos, a magia de te encaminhar para aqueles momentos vividos e registrados, com um simples olhar.

A fotografia é nossa história pessoal, a linha do tempo mais linda de nossas vidas. Quando estou fotografando, coloco amor, carinho e sentimento em jogo, me entrego por inteira para entregar o melhor resultado a todos.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais