Rugby é esporte para crianças?

Opinião

Jeniffer Harth

Jeniffer Harth

Presidente do Centauros Rugby Clube

Rugby é esporte para crianças?

Por

Não só é, como deve ser! Talvez a primeira coisa que você tenha pensado é que o rugby é um esporte violento. Acertei? Esse é, na verdade, um dos maiores mitos do esporte. O rugby não é violento, apenas é um esporte de muito contato, com regras disciplinares e orientações técnicas para preservar a integridade dos atletas. Para te deixar mais tranquilo, saiba que o rugby para crianças é adaptado, chamado de Tag Rugby, modalidade em que a criança usa um cinto com duas fitas presas nas laterais, de maneira que o adversário deve tentar retirar as fitas da criança que estiver com a bola, como forma de impedir que ela avance em campo, ao invés de derrubá-la. A bola também é diferente, tendo peso e tamanho adequados à idade dos praticantes. O Tag Rugby é uma forma mais segura, divertida e fácil das crianças praticarem este esporte.

É de conhecimento de todos que a prática esportiva é importante para uma vida mais saudável. Nesse sentido o rugby proporciona muitos benefícios físicos às crianças, como o desenvolvimento das habilidades motoras, agilidade, resistência, flexibilidade, concentração e coordenação espaço temporal. Mas, o que talvez você não saiba, é que muito além dos benefícios físicos e cognitivos, esse esporte contribui na formação de caráter e personalidade dos jovens. E como isso acontece? Através dos valores do rugby. São eles: a disciplina, o respeito, a integridade, a solidariedade e a paixão. Na prática as crianças aprendem a importância desses valores em suas vidas e se moldam a partir da vivência no esporte, tornando-se crianças mais responsáveis em suas ações, mais autônomas, resolutivas e respeitosas. O rugby auxilia as crianças a desenvolverem a comunicação, a tomada de decisão, as habilidades de liderança e trabalho em equipe, além de favorecer a socialização e fortalecer valores como a amizade, o companheirismo e a cooperação.

Devo dizer, claro, que os valores presentes no rugby não são exclusivos desse esporte, mas posso afirmar que nele esses valores são fortemente trabalhados com os atletas. Crianças e adultos aprendem sobre virtudes e qualidades que são, inevitavelmente, levados para o seu dia a dia. O rugby, em sua essência, tem uma grande missão: formar grandes pessoas, para que essas pessoas possam se tornar grandes atletas. Essa transformação começa na base, na infância. Portanto, caros amigos, o rugby é uma oportunidade ímpar de diversão e aprendizado para os seus filhos.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais