Onde foi que erramos?

Opinião

Carlos Schäffer

Carlos Schäffer

Advogado

Onde foi que erramos?

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

No ano de 1961, eu e mais um grupo de amigos formamos uma chapa para concorrermos aos cargos de dirigentes do Grêmio Estudantil, que na época era a entidade que representava os estudantes do ginásio da nossa escola. Fomos eleitos.

Nosso objetivo era o de nos candidatarmos, depois, a dirigentes da União dos Estudantes Secundários de Encantado – UESE – entidade que congregava todos os estudantes da cidade.

Para mostrar que tínhamos capacidade, realizamos um Congresso Regional, ao qual estiveram presentes representações de Encantado, Roca Sales, Arroio do Meio, Lajeado, Estrela, Taquari, Bom Retiro do Sul, Venâncio Aires, Santa Cruz, Soledade, Muçum e Guaporé.

O Congresso teve um sucesso tão significativo que impressionou toda a coletividade, de forma especial os nossos opositores, que não acreditavam que conseguiríamos.

Uma das proposições aprovadas por unanimidade, apresentadas por mim e por outro colega, foi a de que o nome de Alto Taquari – que se dava naquele tempo à área – fosse alterado para Vale do Taquari. A nossa ideia era a de que os municípios deveriam se unir na busca de objetivos comuns, e que a denominação de Vale daria essa conotação de união, porque ampliaria a integração de todos como partes de uma só região, que naquela época era separada como alta e baixa.

A notícia que menciono, da alteração do nome de Alto Taquari para Vale do Taquari, foi publicada no Correio do Povo no mês de setembro de 1961. O prefeito de Encantado entregou a moção aprovada ao nosso deputado da época, mas nada aconteceu. O nome só foi alterado muitos anos depois.

Pensávamos, como disse acima, que a modificação do nome provocaria a união de todos os municípios da região, de Arvorezinha para baixo, em torno de objetivos comuns, na busca do nosso desenvolvimento global.
Pelo que tenho lido e ouvido (dou como exemplo o pedágio), parece que isto não está acontecendo. Interesses históricos ainda conflitantes parecem provocar a volta da divisão, o que é lamentável. É urgente que se faça alguma coisa para que se recomponha a ligação de todos os municípios envolvidos. Não é possível que ao invés de seguirmos em frente, retornemos no tempo ao ano de 1961.

Alguém precisa tomar a iniciativa.

Unidos somos mais fortes, parece que estão esquecendo desse velho ditado popular.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais