“Nunca imaginei correr e treinar tanto”

Abre Aspas

“Nunca imaginei correr e treinar tanto”

O engenheiro Jonas Alves, 35, conheceu as corridas após ser convidado para disputar a Travessia Torres Tramandaí (TTT) deste ano. Desde então, segue firme nos treinos e tem como meta correr uma maratona abaixo de três horas.

Por

“Nunca imaginei correr e treinar tanto”
Crédito: Arquivo Pessoal
Lajeado

Quando e o que te levou para as corridas?

Sempre fui muito envolvido com esportes. Já fiz bicicross, MTB e treking. E as corridas? Eram raras, duas ou três vezes por mês, para dar um condicionamento melhor para o futebol, que sempre esteve presente entre essas outras modalidades.

No início de dezembro de 2021, a Fruki, empresa que trabalho, me convidou para fazer parte de um quarteto que colocariam para correr a TTT. A partir de 19 de dezembro procurei um treinador e comecei a preparação, para ao menos conseguir fazer o meu trajeto que era de 17km.

Como foi a experiência nessa primeira prova?

Foi incrível. É realmente um grande desafio pessoal, correr a TTT na areia. É uma briga km por km contigo mesmo. É muito controle mental, pois o corpo por várias vezes quer se entregar, parar e desistir. Aí entra a persistência, a lembrança de todos treinos, o foco e o objetivo.

Qual foi o maior desafio?

Meus planos iniciais eram de treinar para a TTT, apenas. Passou a prova, continuei nas corridas. Participei da Poa Night Run, nos 10km e depois fui completar a Meia Maratona de Porto Alegre. Essa última foi desafiadora, emocionante e arrepiante, pois nunca imaginei disputar uma prova dessa magnitude. Na verdade nunca imaginei correr e treinar tanto.

Se tivesse que convencer uma pessoa a começar a praticar o esporte, o que argumentaria?

Esporte é vida, é saúde. É importante se movimentar, suar, gastar energia, traz inúmeros benefícios. O início dói, é cansativo, parece que não vai conseguir, mas com disciplina e persistência se chega lá. Nem sempre precisa ter um objetivo grandioso, pode ser apenas uma prática rotineira para manter a saúde, peso e etc.

Tem algum desafio que pretende encarar no futuro?

Meu próximo desafio será fazer uma maratona abaixo das 3 horas

Como o esporte ajudou no seu trabalho?

É meu momento de desopilar após um dia corrido de trabalho, cansativo e desgastante. Após a prática do esporte, o corpo descansa melhor. A corrida no nível de treinos que mantenho está me exigindo, não apenas a constância, como também mudança de alguns hábitos.

Passei a cuidar com horário de sono também, busco dormir pelo menos 7 horas por dia. Todas essas práticas me trouxeram diversos benefícios para meu dia a dia, como a melhora do meu humor e disposição.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais