Calçadas mais largas na Júlio

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Calçadas mais largas na Júlio

Por

Vale do Taquari

Há 20 anos

Há 20 anos, a calçada da Rua Júlio de Castilhos, em Lajeado, seria alargada. Conforme matéria veiculada em O Informativo, na época, a ideia era ampliar em cerca de um metro e criar uma nova arborização na via. Além da maior comodidade aos pedestres, a mudança também proporcionaria mais segurança para quem frequentava a rua.

Na época, a Júlio tinha o fluxo inverso e os carros “desciam” em direção à Praça da Matriz. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Roteiro “Paixão de Jacobina”

Diversos muckers foram enterrados em um cemitério no interior de Travesseiro. Arquivo Jornal Nova Geração

Com previsão de estreia para 15 de agosto de 2002, o filme brasileiro “A Paixão de Jacobina” inspirava um roteiro turístico aqui no Vale do Taquari. O longa-metragem narrava a Revolta dos Muckers, que teve passagem pela região no século XIX.

O Jornal O Informativo também explicava que, para o filme, cenas haviam sido gravadas no Parque Histórico de Lajeado e na localidade de Tamanduá, em Marques de Souza. A proposta era aproveitar esses locais e inserir o Vale em um circuito nacional.

 

 

 

 


Enquanto isso…

Atmosfera de Plutão – Conforme a Folha de São Paulo, astrônomos sul-americanos tentavam, pela segunda vez na história, identificar a atmosfera de Plutão, que na época ainda era considerado um planeta do Sistema Solar. As pesquisas sobre o planeta-anão iniciaram na década de 1980, mas somente em 2015 o astro foi estudado de perto pelos cientistas, por meio da sonda espacial New Horizons.


Há 50 anos

Citricultura no RS

Arquivo Jornal Nova Geração

O governo estadual realizava uma campanha para o cultivo de citros no Estado. O objetivo era transformar o RS em um grande produtor de suco de laranja. Conforme o Jornal Nova Geração, o Brasil já despontava no mundo como o melhor exportador de suco, devido ao estado de São Paulo.

Na época, especialistas previam que o RS poderia superar a qualidade paulista devido às condições climáticas do sul, que permitia um suco com melhor coloração natural. No Vale, Taquari e Bom Retiro do Sul eram destaques.


Cigarros X Câncer de pulmão

No mesmo periódico, veiculava uma nota sobre a incidência de câncer de pulmão nos fumantes. Conforme o relato da época, o câncer pulmonar incidia 300 vezes mais entre as pessoas que fumavam. “O risco é proporcional ao número de cigarros fumados por dia”.


Enquanto isso…

Primeiro computador do Brasil – A Universidade de São Paulo informava à Folha sobre o funcionamento do primeiro computador digital eletrônico do Brasil. A montagem do equipamento havia começado em junho de 1971, pelo Laboratório de Sistemas Digitais da USP. Ele foi totalmente projetado e construído no país, e tinha menos capacidade de memória do que uma simples máquina de calcular hoje.

 

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais