Bolsonaro amplia vantagem.  Ao Piratini, há mais equilíbrio

PENSAR ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro amplia vantagem. Ao Piratini, há mais equilíbrio

Pesquisa pré-eleitoral indica mais certeza na escolha do eleitor para o Planalto, com o atual presidente 22,1% à frente de Lula. Ao governo estadual, vantagem de Eduardo Leite sobre Onyx Lorenzoni na região é de 6,2%

Por

Bolsonaro amplia vantagem.  Ao Piratini, há mais equilíbrio
esquisa aponta que engajamento dos eleitores se sobressai na disputa para presidente da República. Bolsonaro e Lula lideram intenções de voto. Crédito: Divulgação

Da primeira pesquisa, feita em fevereiro, para a mais atual, da segunda semana deste mês, Jair Bolsonaro aumentou a vantagem sobre Luís Inácio Lula da Silva. No Estado, a entrada do ex-governador Eduardo Leite modificou o tabuleiro político e tirou Onyx Lorenzoni da ponta. Esse é um resumo dos levantamentos do Instituto Methodus, encomendados pelo Grupo A Hora, a partir do projeto “Pensar Eleições – Desperta, Vale do Taquari”.

Entre um diagnóstico e outro, há um indicativo da presença do embate político no cotidiano. Na pesquisa espontânea, 73% dos eleitores não sabem em quem votar para governador do Estado. Dado próximo ao registrado em fevereiro (80% dos eleitores não sabiam em quem votar).

Quando os nomes são apresentados, há um outro cenário, avalia o filósofo e pesquisador em comportamento político pela PUC/SP, José Carlos Sauer. Do percentual de 43,2% dos eleitores que não sabiam em quem votar, o número cai para 19,9% na atualização de julho.

A pesquisa integra o projeto “Pensar Eleições – Desperta, Vale do Taquari”, desenvolvido pelo Grupo A Hora em parceria com a Univates. Ao todo, foram ouvidas 300 pessoas nos seis municípios mais populosos da região: Arroio do Meio, Encantado, Estrela, Lajeado, Taquari e Teutônia.

A consulta aos eleitores está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número: RS-01365/2022.
Confira o levantamento completo no jornal A Hora desta quarta-feira,20, ou na edição digital.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais