Bairristas, menos na eleição

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

Bairristas, menos na eleição

Por

Atualizado quarta-feira,
20 de Julho de 2022 às 10:49

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Tivemos milhares de votos perdidos nas últimas eleições. Não elegemos ninguém por aqui. A população do Vale do Taquari tem que votar em candidatos locais para que possamos encontrá-los na esquina e assim cobrá-los. Não é correto votar em alguém que mora fora e só aparece para conseguir votos. Há exceção, raras. A culpa não é do candidato.

A culpa é do eleitor que precisa se conscientizar para que a cobrança seja próxima. Nos orgulhamos de nossas marcas e produtos da região. Somos bairristas ao extremo e falamos de boca cheia do Vale do Taquari. Mas não somos bairristas na hora do voto.


Sem ninguém

Mesmo com quase 300 mil eleitores, a região não tem representantes na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Edson Brum (foto), morador de Encantado, mas com domicílio eleitoral em Rio Pardo, foi o único eleito em 2018.

Porém, agora está no TCE e nem concorre mais. Nas últimas eleições, o Vale foi um território de postulantes aos parlamentos.

Levantamento do A Hora aponta que em 2018, mais de mil candidatos, entre federais e estaduais, fizeram votos no Vale do Taquari.

O percentual de votos aos “forasteiros” na corrida ao Congresso, por exemplo, representou quase 70% do total dos votos da região.


Se bobear, ninguém leva

Pesquisa eleitoral publicada pelo Grupo A Hora com intenção de votos para deputado federal e estadual no Vale do Taquari mostra que há ainda muito espaço a ser conquistado pelos candidatos locais. Com várias opções de nomes, os votos irão se espraiar, ou seja, ou acordamos e votamos nos daqui, ou mais uma vez ficaremos sem representante na câmara federal e na assembleia.


É possível

Nas décadas de 70 e 90 a história era outra. O Vale do Taquari viveu períodos de significativa representatividade política. Em 78, foram cinco candidatos eleitos. Nos anos 90, tínhamos três deputados estaduais. Dos anos 2000 em diante, declínio de nossos representantes. Até zerar.


O MDB tem medo

A decisão dos prefeitos do MDB em aprovar a união do partido com o PSDB de Eduardo Leite demostra mais uma vez de que um dos maiores partidos do estado tem medo e não está preparado para perder.

É mais cômodo ser vice e numa eventual vitória garantir cargos e salários do que trilhar caminho próprio.

 


Mina de ouro

Segundo uma pesquisa da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom), os empregos no setor de Tecnologia da Informação (TI), cresceram 14,4% no ano passado.

E estima-se que o déficit de profissionais de TI deve chegar a 797 mil até 2025. O ritmo de formação não acompanha a crescente demanda do mercado.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais