Taxa nos cemitérios

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Taxa nos cemitérios

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo

Veiculava no jornal O Informativo do Vale uma matéria especial sobre os cemitérios católicos de Lajeado. Uma taxa seria cobrada para quem tinha familiares enterrados nos locais.

O tributo serviria para a ampliação da área, já que era estimado que os cemitérios estariam superlotados em três anos. O preço da taxa prevista, na época, variava de R$ 6 a R$ 36 ao ano, dependendo do tamanho do túmulo.

 

 


Primeira Feira do Livro de Westfália

As escolas municipais participavam da primeira Feira do Livro de Westfália. Conforme o mesmo periódico, o evento ocorria na Casa da Oase, na Vila Schmidt, durante 3 dias.

Além da comercialização de livros e apresentações infantis, a programação oferecia teste de glicemia e medição de pressão arterial.


Enquanto isso…

“Chip neurônio” – O anúncio por parte de pesquisadores do Instituto de Física da USP sobre a criação de um chip que funcionava como um pequeno neurônio era destaque no jornal Folha de São Paulo. A novidade combinava células a compostos eletrônicos e poderia ajudar tetraplégicos.


Há 50 anos

Perspectivas do Porto

O Jornal Nova Geração informava a visita de autoridades locais ao governo do estado para debater o futuro posicionamento de Lajeado em relação ao novo “entroncamento hidro-rodo-ferroviário”, que se almejava consolidar com a construção do Porto de Estrela.

Para evitar o posterior congestionamento de veículos na área urbana, os representantes regionais solicitavam uma ligação rodoviária entre a ponte sobre o Rio Taquari e a rodovia RS-11 (atual RS-130).


Mais próximo da realidade

A construção do Porto iniciou em 1975 e foi concluída dois anos depois. Acervo Airton Engster

Na mesma edição do Jornal Nova Geração, datada de 25 de julho de 1972, uma nota explicava que já estava concluída a 1ª fase de desapropriação das áreas do, então, futuro Porto de Estrela.

2ª fase constituía na avaliação dos imóveis e posterior indenização dos proprietários.

 


Enquanto isso…

Guerra do Vietnã – No contexto de Guerra Fria, o Vietnã do Norte (apoiado pela União Soviética) e o Vietnã do Sul (aliado aos Estados Unidos) agravavam as políticas de guerra.

Segundo a Folha de São Paulo, o Norte decretava trabalho obrigatório para todos os cidadãos e o Sul instalava Lei Marcial, que proibia manifestações e a publicação de notícias e fotos consideradas “perigosas para a segurança nacional”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais