O início do Jornal A Hora

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

O início do Jornal A Hora

Por

HÁ 20 ANOS 

Jornal semanário na época, a primeira edição do A Hora saiu em 13 de julho de 2002 (apesar da fundação ser no dia 1º). A capa alertava para o “turismo inexplorado” da região. Nas páginas internas, citava as construções típicas da localidade de Vila Santo Antônio, em Mato Leitão.

A cascata de Sampainho, em Santa Clara do Sul, também era destaque. Conforme o jornal, antigos moradores diziam que, antes da imigração alemã para a região, Maria, mãe de Jesus, teria aparecido na gruta da cascata para os indígenas e abençoado as terras.


Aumento na locação de imóveis

Lajeado registrava um aumento na procura por locação de imóveis em 2002. Na época, os aluguéis haviam crescido cerca de 5% na comparação com 2001. Profissionais do setor acreditavam que o aumento na demanda era ligado à expensão da Univates.


70 anos do Colégio Teutônia

Há duas décadas, veiculava uma reportagem especial sobre os 50 anos do Colégio Teutônia. Neste domingo, 17, a instituição completa 70 anos. Fundado em 1952, o Coteu surgiu como uma escola de qualificação agrícola. As aulas iniciaram em 1953, no prédio da antiga subprefeitura.

Na década de 1970, o Coteu passou a oferecer aulas de Ensino Fundamental e Médio. Até hoje, o Colégio mantém os cursos técnicos, além do ensino para jovens em idade escolar.

Vista aérea do Colégio Agrícola, em 1971. Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Megafusão farmacêutica – A norte-americana Pfizer fechava o acordo de compra da concorrente Pharmacia em uma transação avaliada em U$ 60 bilhões. A união das duas resultava no maior conglomerado farmacêutico do mundo, com participação estimada em 10% do mercado global.


HÁ 50 ANOS

A 386 Tabaí-Canoas

Inaugurada há pouco mais de um mês, na época, o trecho da então Rodovia Presidente Kennedy era destaque no Jornal Nova Geração. Conforme a nota, “os benefícios da implantação e pavimentação da estrada são três vezes maiores que o seu custo.

Em menos de cinco anos, todo o capital empregado na obra será restituído à economia do país”. A nova estrada reduzia em 30km o percurso diário que mais de três mil veículos faziam até a capital.

Crédito: Arquivo DAER


Cães em Estrela

Na época, a Inspetoria Veterinária de Estrela contabilizava oito mil cães na cidade. Desses, nem 10% eram vacinados contra a raiva. O Jornal Nova Geração alertava para o perigo da doença.


Enquanto isso…

Guerra no Vietnã – O conflito armado ocorria desde 1955, entre o Vietnã do Norte e do Sul. A Folha de São Paulo noticiava mais um ataque proferido pelos Estados Unidos, que apoiava o Sul. O Norte, por outro lado, tinha como aliados a União Soviética e a China.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais