Grupo A Hora aposta nas grandes reportagens

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Grupo A Hora aposta nas grandes reportagens

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O Grupo A Hora entrega ao leitor uma novidade lapidada com muito empenho e convicção. O caderno “Documento” chega para cobrir uma lacuna que assola uma boa parte dos jornais no país: a falta de tempo e espaço para as “reportagens de fôlego”, como se diz no jargão jornalístico.

Sem milongas, são aquelas matérias cuja apuração ultrapassa os limites do deadline diário e que demandam muito mais pesquisas, viagens, contatos e, não menos importante, uma aprofundada análise dos contextos históricos narrados.  A estreia não poderia ser mais nobre.

O Grupo A Hora investiu na apuração de uma instigante migração de moradores do Vale do Taquari para o Paraguai. Mais precisamente, para a região do Alto Paraná, no leste paraguaio, a cerca de 800 quilômetros. São os “Brasiguaios”. O processo iniciou há 50 anos, e ainda atrai novos e corajosos moradores.

Aliás, as condições para as empresas no país vizinho servem de inspiração para regiões brasileiras. Enfim, os detalhes da valiosa reportagem do colega Felipe Neitzke estão publicados na edição de hoje.

Boa viagem. E boa leitura!

 


Homenagem ao “Tio Ítalo”

Uma placa chamou a atenção dos frequentadores do novo Parque Ney Arruda localizado às margens do Rio Taquari, em Lajeado. “Parque Tio Ítalo” são os dizeres. O autor é desconhecido. Mas o fato deve ter ligação com o saudoso Ítalo Reali, um voluntarioso Cidadão Lajeadense que sempre lutou pela recuperação da orla da cidade.

E parece ser mais um capítulo que cerca a belíssima área de lazer. Afinal, o debate sobre a nomeação do espaço já levantou polêmicas no passado. No presente, é melhor deixar pra lá. E tudo indica que o “Tio Ítalo” será homenageado com a nova via que interliga a BR-386 e o Parque Ney Arruda.


Mapa de Ruídos em Lajeado

A vereadora Ana da Apama (MDB) sugere a criação de um projeto de lei junto ao Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano de Lajeado, para a posterior elaboração do Mapa de Ruído Urbano da cidade.

Trata-se de uma ferramenta de apoio às decisões para o ordenamento do município, com identificação de áreas prioritárias para a redução de barulho e preservação de zonas com níveis sonoros apropriados. Segundo a proponente, existe exemplo semelhante na cidade de Lisboa, em Portugal, e também em São Paulo.


Condutor de Ecoturismo

A Amturvales segue na lida para colocar de vez o Vale do Taquari na rota do turismo nacional. E isso passa pela qualificação das pessoas. Diante disso, a associação realizou mais um curso Competências Básicas do Condutor de Ecoturismo e Turismo de Aventura, com profissionais de Arvorezinha, Doutor Ricardo, Ilópolis, Putinga e Itapuca.


Encantado e as marcas

O anúncio de uma unidade do Hotel Laghetto (foto) é apenas o início do momento econômico vivenciado pela comunidade de Encantado. A construção do Cristo Protetor e as novas políticas públicas voltadas à liberdade do empreendedor já somam resultados e prospectam novos negócios.

Segundo agentes públicos, marcas como o Mundo Chocolate e até mesmo a mundialmente conhecida franquia Starbucks avaliam possíveis investimentos na região alta do Vale do Taquari. Além dessas, a rede hoteleira Ibis pode se instalar no bairro Santo Antão.


TIRO CURTO

• Jonas Calvi (PTB), prefeito de Encantado, e Sandro Hermann (PP), prefeito de Colinas e presidente da Amvat, jantaram juntos na quinta-feira. O encontro ocorreu na residência do prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB). E não faltou o tradicional e bom vinho.

• A direção do Clube Esportivo Lajeadense acerta ao confirmar presença na Copa FGF, a popular “Copinha”. Sem atividade no segundo semestre, seria ainda mais difícil engajar a torcida para a Divisão de Acesso, em 2023.

• E-LOG de Estrela, a empresa pública responsável pelo porto fluvial, anuncia a contratação da CW Serviços Contábeis e Gestão Empresarial (R$ 2,6 mil mensais por 12 meses) e do advogado Gustavo Kreutz Schneider (R$ 5,1 mil mensais por 12 meses).

• O Tribunal de Contas do Estado (TCE) informa que estão disponíveis no Espaço Controle Interno do site, até o dia 29 de julho, os “Questionários para Diagnóstico das Ouvidorias Públicas Municipais 2022”. O objetivo é avaliar os serviços realizados nas cidades gaúchas.

• Em Lajeado, teve militante tentando iniciar um boicote a uma tradicional padaria. Tudo porque o proprietário divulgou uma foto ao lado de Jair Bolsonaro. É um ato que busca atingir a reputação do respeitado proprietário, responsável pela geração de renda e empregos.

Um abominável tiro no pé. O movimento contou com a adesão de meia dúzia de rancorosos. Ou seja, e para a sorte de quem trabalha pelo bem da sociedade, o tal boicote não saiu da pequena e pueril bolha. Que assim seja.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais