Em visita à Dália, governador recebe reivindicações das cooperativas agroindustriais

Conteúdo Patrocinado

Em visita à Dália, governador recebe reivindicações das cooperativas agroindustriais

Ranolfo Vieira Júnior e secretários estaduais foram recebidos pelos gestores da empresa e autoridades de Encantado e da região

Apresentado por

Com agenda no Vale do Taquari, o governador do RS, Ranolfo Vieira Júnior, acompanhado por secretários estaduais, visitou recentemente a Dália Alimentos, em Encantado, e reconheceu a importância do agronegócio para o estado, lembrando que o setor representa 40% do PIB gaúcho. Por isso, se comprometeu em avaliar as considerações elencadas pelo presidente do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Darci Hartmann, em documento organizado em conjunto com as cooperativas agroindustriais gaúchas.

Segundo Hartmann, as cooperativas possuem custos expressivos com assistência técnica. “Grandes empresas não se preocupam em investir na assistência e fomento à produção, o que desmotiva o produtor, que fica desassistido e tecnologicamente abandonado”, exemplifica.

Desenvolvimento econômico

O presidente-executivo da Dália, Carlos Alberto de Figueiredo Freitas, apresentou um breve histórico sobre a estrutura e o quadro social com propriedades nos 129 municípios da área de atuação. “Os fundadores estavam preocupados com o desenvolvimento social, mas quando fizemos a reformulação, na década de 1990, identificamos que a missão da cooperativa deveria também ser voltada ao desenvolvimento econômico, uma vez que não existe social sem que antes ocorra o econômico”, explica.

Assistência técnica

Freitas abordou ainda sobre a assistência técnica que sustenta a bacia leiteira do RS. “Se não dermos atenção aos investimentos em assistência técnica no campo, o RS perderá produtores e, consequentemente, uma quantidade significativa da produção de leite. E, se as cooperativas não assumirem o fomento e a assistência, caberá ao governo estadual assumir essa tarefa, por meio da Emater, o que significará elevação de custos”, reafirma. O presidente do Conselho de Administração da Dália, Gilberto Antônio Piccinini, acrescentou que a assistência no campo traz muitos benefícios, além de motivar o produtor, em especial, os jovens.

Logística aumenta custos

O presidente-executivo mencionou também a falta de competitividade das agroindústrias gaúchas em relação às localizadas em outros estados, devido ao custo logístico de transporte de grãos e de retorno do produto pronto. “Para trazer o grão e levar os produtos ao centro do país, o custo logístico das agroindústrias gaúchas é maior que as de outros estados, como SC e PR”, avalia, salientando que isso inibe a competitividade das indústrias gaúchas de comercializarem os produtos em outros estados de forma mais justa. No final do encontro, o governador foi presenteado com uma sacola com produtos Dália e um exemplar do livro “Os Destemidos”.

créditos: Kástenes Roberto Casali/divulgação