Projeto qualifica e amplia  renda na produção de flores

"Flores para Todos"

Projeto qualifica e amplia renda na produção de flores

Iniciativa da Universidade Federal de Santa Maria tem participação de três produtores do município. O maior potencial identificado está nas vendas para escritórios e em datas específicas, como Dia das Mães e Finados

Por

Projeto qualifica e amplia  renda na produção de flores
Produção de gladíolos da família Kreimeier abre a possibilidade de vendas durante todo o ano. Crédito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Uma nova forma de lucrar surge a partir de um projeto que incentiva a produção de gladíolos – conhecidos como palma-de-santa-rita – e girassois de corte no município.

Chamada de “Flores para Todos”, a iniciativa oferta treinamentos sobre a forma de cultivo das espécies, aplicação de tecnologias e potencial de retorno econômico como atividade na agricultura familiar.

O extensionista da Emater, Lauro Bernardi, que lidera o projeto em nível regional, explica que Teutônia está na fase de implantação das unidades.

Nesta semana, o escritório municipal da entidade recebeu mudas de cinco cultivares de statice – também denominada sempre-viva, pela sua resistência – e bulbos de quatro espécies de gladíolos. As fases anteriores tiveram a participação de três produtores.

A principal aposta é na possibilidade de venda de algumas espécies, “Tem duas produtoras que, por acreditar no potencial das flores de corte, adquiriram uma pequena quantidade de bulbos de gladíolos por conta. Nesta semana começaram o plantio com objetivo de comercialização em Finados”, conta Bernardi.

Em 2022, o projeto chega ao terceiro ano em Teutônia. A parceria com o Colégio Teutônia, que entrou no circuito no segundo ano, é vista como estratégica, com a ideia de manter o cultivo de forma fixa no local. O município é o único participante do Vale do Taquari no Flores para Todos.

Perspectivas de mercado

Apesar da cultura do consumo de flores, o município praticamente não tinha produção. Apenas uma empreendedora cultivava hemerocales, conhecidas como lírio de um dia. A oportunidade de explorar um novo nicho atraiu os produtores.

“Tem se notado um grande potencial para ornamentação de escritórios e datas específicas. Por enquanto são coisas mais iniciais, sem se estabelecer um mercado de flores locais”, pondera Carlos Fries, extensionista da Emater de Teutônia.

A partir dessa possibilidade, Luiza Kreimeier mantém a produção de gladíolos na propriedade da família, com o objetivo de ter vendas permanentes, fora do espectro sazonal que o próprio projeto indica. No planejamento, está comercializar para decoração de espaços e criar uma assinatura para fortalecer a marca.

Sobre o projeto

O Flores para Todos tem a coordenação da Equipe Phenoglad, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e está na 10ª fase. As ações buscam incentivar o uso da floricultura não apenas para embelezar as propriedades, mas também para gerar renda a partir da diversificação.

A etapa anterior focou o cultivo para vendas no Dia das Mães. Na unidade de Teutônia, foram implantados 200 bulbos de gladíolos das cores branco, vermelho, rosa e roxo, e 100 plantas de uma cultivar de girassol de corte testada e adaptada para o clima do Rio Grande do Sul.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais