Projeto auxilia no implemento de composteiras nas escolas municipais de Lajeado

Meio Ambiente em Pauta

Projeto auxilia no implemento de composteiras nas escolas municipais de Lajeado

Resíduos sólidos orgânicos podem ser reaproveitados para a produção de adubo por meio da compostagem

Por

Projeto auxilia no implemento de composteiras nas escolas municipais de Lajeado
Edith Ester Zago de Mello (Foto: Rodrigo Gallas)
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O projeto “Escola Composta” foi pauta do quadro “Meio Ambiente em Pauta” desta sexta-feira, 15. Conforme a coordenadora de Centro de Educação Ambiental de Lajeado, a bióloga Edith Ester Zago de Mello, a iniciativa presta auxílio técnico para implementação ou manutenção de composteiras nas escolas municipais junto à atividades de educação ambiental. Compostagem é um método de reciclagem de resíduos sólidos orgânicos, sendo estes reaproveitados para a produção de adubos e fertilizantes.

VEJA TAMBÉM: Maior desafio é a atualização do plano de saneamento básico, diz presidente do Condema

De acordo com informações da bióloga, 59 toneladas de resíduos são destinados ao Aterro Sanitário de Lajeado por dia. Parte considerável deste material é orgânico. Quando aterrados, estes resíduos geram gás metano, potencializador do efeito estufa, e chorume, que implica em custos ao município para ser tratado. Por isso, a importância da compostagem.

A formação do chorume é o resultado da decomposição bacteriana da matéria orgânica. Além de gerar um mau cheiro típico, ele se infiltra no solo contaminando o lençol freático e os rios.

O quadro “Meio Ambiente em Pauta” é apresentado às sextas, a partir do meio-dia, dentro do programa O Vale em Pauta, da Rádio A Hora 102.9, com apresentação de Fabiano Conte. O quadro tem coapresentação da jornalista Luciane Ferreira.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais