Estrela recebe assembleia da Amvat após saídas

REUNIÃO DOS PREFEITOS

Estrela recebe assembleia da Amvat após saídas

Reunião ocorre na manhã de hoje. Composição da entidade será um dos assuntos do encontro, que também vai tratar de políticas voltadas à segurança pública e educação

Por

Estrela recebe assembleia da Amvat após saídas
Reunião de hoje será a segunda do ano em Estrela. A primeira ocorreu em março. Encontro não terá prefeitos da parte alta do Vale. Crédito: Divulgação
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Associação dos Municípios do Vale do Taquari (Amvat) se reúne hoje pela primeira vez após a desfiliação em massa das cidades da região alta, oficializada no fim de junho. A assembleia geral ocorre às 9h30min, no Estrela Palace Hotel, e a atual composição da entidade será um dos temas do encontro.

Ao todo, 11 municípios deixaram a Amvat. Todas as solicitações foram acolhidas pela diretoria. Com isso, o número de filiados reduziu de 38 para 27, maior ruptura já enfrentada desde a formação, há 60 anos. Juntas, essas cidades representavam 21,8% do total da população regional, 33,6% da área territorial e e 16,8% do Produto Interno Bruno (PIB).

Apesar das tentativas de diálogo por parte do presidente e prefeito de Colinas, Sandro Herrmann, o G-18, grupo que representa as cidades da parte alta, manteve a decisão. Até mesmo o Estado entrou no debate e tentou intermediar uma reconciliação entre as partes. Sem sucesso.

A falta de apoio da entidade às demandas da região alta foi o argumento utilizado por prefeitos à debandada. Para manter a unidade, eles buscam fortalecer o G-18 e torná-lo uma associação própria para representar os municípios em discussões junto ao Piratini.

Operação Verão

Na assembleia da entidade, está prevista a participação do comandante do 6º Batalhão de Bombeiros Militar do RS, tenente coronel Claiton Fernando Marmitt. Ele abordará assuntos de interesse mútuo dos municípios, como a contratação de guarda-vidas civis temporários à próxima Operação Verão.

No ano passado, por exemplo, dez servidores da região foram deslocados para atuar em outras regiões do Estado durante a Operação RS Verão Total. Em 2020, foram oito. A redução no efetivo nos primeiros meses do ano tem dificultado o trabalho dos bombeiros no período.

Ao todo, são quatro batalhões existentes no Vale. Outro tema a ser debatido na assembleia é sobre o piso nacional do magistério, uma preocupação constante dos prefeitos desde que a lei foi sancionada, há mais de uma década.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais