Chegou a vez das gurias

Futsal

Chegou a vez das gurias

Gauchão Feminino inicia neste sábado com a participação de Alaf e Teutônia Futsal

Por

Chegou a vez das gurias
Atual campeã da Taça Farroupilha, Alaf estreia em Carlos Barbosa. Crédito: Divulgação
Estado

O Gauchão de Futsal Feminino inicia neste fim de semana com a disputa de duas partidas. Alaf e Teutônia Futsal representam o Vale do Taquari na competição.

Nesta temporada, cinco times brigam pelo título. Celemaster (Uruguaiana), Alaf (Lajeado), ACBF (Carlos Barbosa), Malgi (Pelotas) e Teutônia Futsal (Teutônia).

A rodada inicial terá os embates entre Teutônia Futsal e Malgi. O jogo será no ginásio da Associação da Água, no bairro Languiru, em Teutônia, às 19h. Ingressos serão vendidos na hora por R$ 5.

Já a Alaf joga no domingo contra a ACBF, às 19h, no Centro Municipal de Eventos Sérgio Luiz Guerra, em Carlos Barbosa.

Na primeira fase, os times se enfrentarão em jogos de turno e returno, totalizando dez rodadas. Posteriormente, se classificarão os quatro melhores colocados. As semifinais e a final serão disputadas em partidas de ida e volta. A final está prevista para o dia 6 de novembro.

Para manter a boa fase

Depois de ter vencido a Taça Farroupilha, a Alaf busca o título inédito do Gauchão de Futsal. Para a competição, o time perdeu Aschley para ACBF, por outro lado, se reforçou com Marcele, Ione e Tainá. Fora das quatro linhas o clube de Lajeado também se reforçou. Gabriel Dalmoro e Edmilson Corrêa, o “Bella”, passam a integrar a comissão técnica.

Sobre a competição, o técnico Nei Jung espera que a Alaf possa fazer uma boa participação e chegar o mais longe possível. “Conseguimos mostrar que o Vale tem potencial para jogar as competições. Torcemos para que mais equipes possam participar nos próximos anos.”

Em relação a preparação, Jung considera estar longe do esperado, pois só conseguem se reunir quando tem ginásio disponível. “Tentamos nos encontrar uma vez por semana, porém nas últimas não conseguimos. Nesse tempo, as meninas mantém a forma jogando campeonatos pela região e estado.”

“Nosso objetivo é chegar entre as quatro melhores”

Na disputa do Gauchão pela segunda vez, a Teutônia Futsal busca melhorar a participação no torneio. Em 2012 terminou em sétimo lugar. “Nosso objetivo é chegar entre as quatro melhores equipes do Rio Grande do Sul”, destaca Rosi Luersen, coordenadora do projeto.

Do time que foi semifinalista na Taça Farroupilha, a Teutônia Futsal perdeu duas atletas importantes, como Tainá e Ione, por outro lado outras quatro reforços foram contratados – Deise, Marcy, Raquel e Gabriela. Até o momento a equipe possui 20 atletas.

Sobre a estreia, Rose comenta que a expectativa e a ansiedade estão grandes. “É a principal e mais importante competição da modalidade no RS.” Visando a partida de sábado, a Teutônia Futsal treina duas vezes na semana.

Desde setembro, a equipe se prepara para representar bem a cidade na competição. “Significa muito ter a oportunidade de jogar a mais importante competição de futsal feminino no nosso estado. Queremos fortalecer ainda mais o futsal feminino na nossa região”, destaca a coordenadora do projeto.

Teutônia Futsal estreia em casa neste sábado, às 19h, contra o Malgi.

Representantes do Vale na ACBF

Chagas está na ACBF desde 2016

Preparador físico da equipe feminina da ACBF, de Carlos Barbosa, desde 2016, Carlos Chagas destaca que o desafio nesta temporada será maior pois o plantel foi remodelado, ficando apenas quatro atletas do ano passado.

Além disso, cita que a média de idade também é baixa – 22,5 anos. Diferente de Teutônia Futsal e Alaf, a ACBF oferece boa estrutura de trabalho para as atletas, que se reúnem duas vezes por semana para treinar. “A busca do título sempre foi o grande objetivo nosso”, destaca.

Chagas está feliz em ver os times do Vale do Taquari participando das competições estaduais. “Apesar de trabalhar na ACBF, sempre vou torcer para que o nosso Vale possa ter uma modalidade forte. Ninguém cresce sozinho”, considera.

Além de Chagas, outras quatro atletas defenderão as cores da ACBF na temporada. Francieli Leonhardt (goleira), Jéssica Quint (pivô), Larissa Müller (fixa) e Gabriela Becker (ala). Todas moradoras de Teutônia.

 

 

 

Acompanhe
nossas
redes sociais