Governo prepara atualização do Plano de Saneamento

Fazenda Vilanova

Governo prepara atualização do Plano de Saneamento

Objetivo é encaminhar o projeto para análise da câmara de vereadores junto com o plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

Por

Atualizado sexta-feira,
15 de Julho de 2022 às 00:06

Governo prepara atualização do Plano de Saneamento
Plano foi criado em 2013 e deve ser atualizado com o apoio de uma equipe técnica. Crédito: Larissa Santos
Fazenda Vilanova
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A administração municipal prepara contração de equipe técnica para atualizar o Plano Municipal de Saneamento Básico, criado em 2013.

Hoje, o governo já conta com o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos, no entanto, não foi submetido à apreciação da câmara de vereadores. A ideia é encaminhar para o Legislativo, junto com o novo projeto de saneamento.

Conforme a coordenadora do Setor de Meio Ambiente, Joice Quadros, Fazenda Vilanova evoluiu nos últimos anos e m relação aos quatro eixos do saneamento básico, compostos pelo abastecimento de água potável, esgoto sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem e manejo de águas pluviais urbanas.

“Hoje destinamos de forma correta os resíduos sólidos urbanos e fazemos a reciclagem de cerca de 10% do lixo recolhido. Apesar de parecer pouco, é uma média bem alta para nossa região”, observa.

Segundo Joice, em relação ao esgotamento sanitário, todas as novas residências precisam passar por aprovação da municipalidade dos projetos hidrossanitários com fossa séptica, filtro e sumidouro.

“Já na questão de água potável, recentemente foram perfurados novos poços e implantado redes de abastecimento. Todos esses estudos para atualização do plano serão importantes para definir as ações do Executivo para os próximos anos”, ressalta.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais