E o Parque Nilo Rotta?

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

E o Parque Nilo Rotta?

Por

Atualizado quinta-feira,
14 de Julho de 2022 às 09:08

A câmara de vereadores de Lajeado ainda debate a homenagem ao saudoso empresário Nilo Rotta. O projeto original assinado por Paula Thomas (PSDB), Mozart Lopes (PP) e Deolí Gräff (PP), protocolado em agosto de 2021, foi arquivado em setembro.

A ideia era renomear o tradicional “Parque do Imigrante”, que passaria a se chamar “Parque Nilo Rotta”, um dos idealizadores da Feira Nacional de Laticinios (Fenal), evento crucial para a consolidação do espaço de exposições localizado em uma área nobre e valiosa do bairro Alto do Parque. Após alguns impasses, a proposta deve retornar ao plenário lajeadense.

O assunto saiu da pauta de forma discreta. E a razão é curiosa. A renomeação do Parque do Imigrante não passou pelo crivo da Associação de Moradores do bairro Alto do Parque, e, diante de um possível embate, os parlamentares recuaram e retiraram a matéria.

Por lei, e mesmo com aprovação verbal por parte da maioria dos vereadores, o projeto de lei só poderia ir à votação com o aval do presidente da associação. Entre as razões apresentadas para a negativa, as más condições do parque e uma votação realizada por e-mail com moradores próximos, que teria rejeitado a ideia.

Sobre as condições do Parque do Imigrante, moradores próximos também se queixam da forma como alguns frequentadores utilizam o nobre espaço. As reclamações recaem, principalmente, sobre eventuais excessos por som alto e afins.

E isso também foi pauta entre vereadores e associação durante os debates relacionados ao projeto de lei. A impressão é de que não há rejeição ao nome proposto, mas, sim, a uma série de outros fatores que deveriam ser debatidos em outro (e não menos importante) momento.

Diante disso, os vereadores aguardam por mudanças na legislação, de modo a retirar a deliberação por parte da associação de moradores. Ou seja, a entidade até poderá ser consultada. Mas não haverá mais o poder de decidir. Com isso, e os vereadores proponentes já anteciparam que assim o farão, será possível reapresentar a proposta e colocá-la em votação. Não haverá sequer a necessidade de discutir se o parque está no bairro Alto do Parque ou no bairro Hidráulica. E tudo isso está muito próximo de ocorrer.

Crédito: Divulgação


Pensar Eleições

O Grupo A Hora promove mais uma edição do projeto Pensar Eleições 2022: Desperta Vale do Taquari. O movimento busca dialogar com a comunidade sobre a importância do período eleitoral e suas consequências na vida social, financeira, cultural e emocional de toda a sociedade.

Além de pautar a necessidade da nossa região prestigiar os candidatos locais, a sequência de debates trata sobre temas complexos. O encontro anterior foi sobre as mulheres na política. O próximo, que ocorre hoje, a partir das 15h, é sobre financiamento de campanha.


A beleza do Cristo

Crédito: Frederico Sehn/Divulgação

A imagem captada pelo talentoso fotógrafo Frederico Sehn reforça a beleza e a imponência do Cristo Protetor, em Encantado, construído no topo do não menos imponente Morro das Antenas.

A imagem também traduz o potencial turístico e de prospecção de novos negócios, renda, empregos e, por consequência óbvia, mais qualidade de vida e riqueza à região.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais