10ª Settimana Italiana

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

10ª Settimana Italiana

Por

Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

A tradicional comemoração do filó de Encantado integrava a 10ª edição da Settimana Italiana. O encontro ocorria na comunidade de Jacarezinho, com o objetivo de relembrar as antigas tradições das famílias italianas.

Os festejos da Settimana encerravam com a Festa da Polenta. Conforme relato da época, todas as comemorações da 10ª edição foram gravadas em vídeo, para que servissem de fonte de pesquisa para as futuras gerações.

Crédito: Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Cem cirurgias cardíacas no HBB

Era noticiada a realização da 100ª cirurgia cardíaca do Hospital Bruno Born de Lajeado. O procedimento para a colocação de pontes de safena foi realizado em um paciente de 72 anos.  Das 100 cirurgias realizadas até então, 71% eram pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Arquivo Municipal de Lajeado/O Informativo


Enquanto isso…

Avós por mais tempo – Uma matéria da Folha de São Paulo mostrava que as novas gerações conviveriam mais com os avós. Isso era resultado da maior taxa de fecundidade entre os jovens no início dos anos 2000 e do aumento da expectativa de vida dos idosos.


HÁ 50 ANOS

“Toda história começa assim”

Esse era o título de uma crônica que veiculava na capa de O Informativo, em 1972, de autoria de Francisco Merino. O texto falava sobre o primeiro semáforo instalado em Lajeado, na época, intitulada de “Capital do Alto Taquari”.

A tal sinaleira estava instalada na esquina da Júlio de Castilhos com a Alberto Pasqualini. “De início, muita confusão. Se não fossem os enguiços de tal sinaleira, tudo correria normalmente. Tanto que ela enguiçou um dia e não funcionou mais”.

Antes do semáforo, na mesma esquina, ficava um guarda de trânsito, para orientar os carros. “Mas, um dia, o tal guarda foi atropelado por um motorista. E este meio de sinalização também deixou de existir”.

Na época, Merino estava curioso se algum dia a conhecida sinaleira voltaria a funcionar. Cinco décadas se passaram, e o semáforo de fato retomou a função, junto com dezenas de outros.


Primórdios da BR-386

Crédito: Arquivo DAER

 

Construída na década de 1960, a BR-386 ainda era recente há 50 anos. Na época, o presidente da Acil solicitava, junto ao Secretário de Transportes de Lajeado, que o Daer sinalizasse a então Rodovia Presidente Kennedy (atual BR-386).

Eles pediam uma placa que indicasse a cidade de Lajeado e as respectivas distâncias.

 


Enquanto isso…

Italiano como 2ª língua – Era firmado um acordo cultural entre o Brasil e a Itália, que previa a inclusão da língua italiana como matéria optativa dos currículos escolares.

A medida seria válida para o Ensino Fundamental e Médio (na época, 1º e 2º grau).


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais