Evento típico resgata a história dos colonizadores e valoriza a cultura italiana

Encantado

Evento típico resgata a história dos colonizadores e valoriza a cultura italiana

A Settimana Dell’ Immigrazione Italiana ocorre entre 19 e 25 de julho. Atividade tradicional busca envolver público diferentes gerações

Por

Evento típico resgata a história dos colonizadores e valoriza a cultura italiana
A última edição da Semana da Imigração Italiana ocorreu em 2019, antes da pandemia. Crédito: Divulgação
Encantado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O município colonizado por descendentes italianos e, que mantém até hoje contato com a cidade irmã de San Pietro Valdastico na Itália, celebra suas tradições em uma semana repleta de arte, cultura, gastronomia e história.

A 30ª Settimana Dell’ Immigrazione Italiana – Uma viagem no tempo, organizada pela administração municipal, ocorre entre os dias 19 e 25 de julho. A programação será dividida em cinco momentos: Capelas e Capitéis; Música e História; Imigração Regional; Fé e Gastronomia; e Sessão Especial.

As comemorações iniciam na terça-feira, 19, com apresentação da história sobre as edificações religiosas mais antigas do município. A atividade ocorre de forma digital, por meio das redes sociais da prefeitura.  Já no dia 20, às 19h30min, no Centro Administrativo, os estudantes apresentam a Linha do Tempo da Imigração. Logo após, às 20h, ocorre a Noite da Canção Italiana com um encontro musical entre a Orquestra Municipal, Coral AABB Vida e Canto, Coral São Carlos e Coral Municipal de Encantado.

No dia 21, as ruas centrais da cidade recebem, a partir das 13h30min, o Desfile Temático promovido pela Associação Encantadense do Idoso (Assedi). Em seguida, às 14h30, terá o Baile Regional dos Grupos da Melhor Idade, no CTG Giuseppe Garibaldi.

A fé e a gastronomia ficam em evidência no dia 22, quando terá a missa Italiana na Capela Santo Antão, às 19h e, depois, o Filó com carne suína no tacho, a partir das 20h, no Salão da Comunidade. A animação fica por conta do Grupo de Danças Italianas – La Barca e Ildo Paris e Banda. O ingresso pode ser adquirido ao valor de R$ 40 com a diretoria da comunidade ou na prefeitura.

Para encerrar a programação, no dia 25, às 19h30, ocorre sessão especial, na Câmara de Vereadores. O prefeito Jonas Calvi, destaca que a programação busca envolver a comunidade como um todo, desde as crianças até os idosos.

“Com o passar do tempo as pessoas acabam perdendo suas referências, por isso, é importante manter este resgate da origem e da história. Este evento tem uma relevância muito significativa porque é cultural, ele valoriza nossos antepassados que muito fizeram por nós e pelo nosso município”, diz Calvi.

Confira a programação completa:

• Terça-feira, 19/7
Apresentação virtual das Capelas e Capitéis, nas redes sociais da prefeitura;

• Quarta-feira, 20/7

19h30 – Apresentação da Linha do Tempo da Imigração, no Centro Administrativo;

20h – Noite da Canção Italiana;

• Quinta-feira, 21/7

13h30 – Integração Regional, no Centro Administrativo;

Desfile Temático pelas ruas da cidade;

14h30 – Baile Regional dos Grupos da Melhor Idade, no CTG Giuseppe Garibaldi;

• Sexta-feira, 22/7

19h – Missa Italiana na Capela Santo Antão;

20h – Filó com suíno no tacho, no Salão Santo Antão;

• Segunda-feira, 25/7
19h30 – Sessão Especial, na Câmara de Vereadores.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais