O crescimento do turismo em Porto Alegre deve impulsionar o setor em todo o ecossistema gaúcho, mas em especial, neste primeiro momento, nas regiões mais próximas à capital. A exemplo: o Vale do Taquari. A premissa foi citada pelo secretário estadual de turismo, Rafael Ayub, em entrevista ao programa A Hora Bom Dia, da Rádio A Hora 102.9.
LEIA MAIS: Investimentos na Harmonia valorizam potencial turístico
Pesquisa divulgada na semana passada revelou que o RS foi o segundo estado brasileiro mais visitado por turistas estrangeiros em 2021, com quase 500 mil visitantes, ficando atrás apenas de São Paulo. O levantamento é da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua, do IBGE, que monitora informações básicas sobre o turismo doméstico.

Rafael Ayub, secretário estadual de turismo (Foto: Divulgação)
Para Ayub, os investimentos na Orla do Guaíba são um dos responsáveis pelo aumento de visitas de estrangeiros. “Acreditamos que temos condições de desenvolver àquela área, mas não queremos nos igualar a outros locais”, diz ao responder sobre a capital gaúcha estar recebendo o status de “Nova Buenos Aires”.
Conforme o secretário, o Cais Embarcadero é uma espécie de ensaio para o que está por vir. “Muito semelhante a Puerto Madero.” O objetivo é lançar o edital de concessão do Cais Mauá, que compreende todo o o trecho das proximidades do Embarcadero, nos próximos meses.
Também está sendo reservando um espaço para que o Estado e o setor privado possam realizar grandes eventos. Ayub cita o South Summit, evento de inovação realizado neste ano que foi confirmado para o local nos próximos cinco.
Ouça a entrevista na íntegra
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook