Investimentos na Harmonia valorizam potencial turístico

TEUTÔNIA

Investimentos na Harmonia valorizam potencial turístico

Com reparos na ladeira que sediará campeonato mundial de skate e aumento da população na localidade, empreendedores aproveitam para expandir e consolidar negócios

Por

Investimentos na Harmonia valorizam potencial turístico
Principal ponto turístico da localidade, a Lagoa da Harmonia serve como referência para outros investimentos. Crédito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A recuperação do trecho que dá acesso a um dos principais pontos turísticos da região aponta para um movimento crescente de investimentos e de população.

Na semana passada começou o recapeamento da Ladeira Mãe, na Linha Harmonia, que sediará uma etapa do mundial de Skate Downhill em novembro, além do asfaltamento de um trecho até a Linha Ano Bom, em Colinas.

A confirmação da reforma foi em dezembro do ano passado, por meio do programa Pavimenta RS. O governo estadual repassou R$ 1,29 milhão para a reconstrução das vias, e o investimento total passa dos R$ 2,31 milhões.

Ao todo, são 2,7 mil metros de obras, com pouco mais de dois quilômetros de recapeamento e 500 metros de pavimentação nova.

Siclerio Altmann, 58, é morador da Harmonia Baixa e conta que presenciou toda a transformação da região. “Há mais de 30 anos, a maioria das pessoas na parte alta passavam dificuldade.

Com o tempo, a situação melhorou muito”, diz. O filho Guilherme tem uma cervejaria no início da estrada geral e, com os incentivos estruturais para a via, os planos ficaram mais ambiciosos.

Nos próximos meses será inaugurado no local um biergarten, ou jardim de cerveja, na tradução. A expansão tem o objetivo de aproveitar a referência da lagoa e dos eventos que a localidade pode atrair, além de incluir o negócio no circuito do turismo regional. “Nos finais de semana passam de 300 a 400 carros por aqui”, afirma Altmann.

A pavimentação da estrada principal da Harmonia ocorreu no final dos anos 1980. Havia a necessidade de optar pelo asfaltamento no acesso à parte alta da localidade ou para os fundos.

Prevaleceu a visão do potencial turístico da região. O então prefeito, Élton Klepker, fez a obra até o acesso à Lagoa da Harmonia. O morador relata que a economia também foi contemplada com o asfalto. “Facilitou muito o transporte da produção”, completa.

Etapa de campeonato

A inclusão de Teutônia no calendário do mundial de Skate Downhill aumentou a visibilidade do município, de acordo com Altmann. “Nos colocou no mapa, levou o nome da cidade para o mundo inteiro.” Ele garante que, com a obra na ladeira e a retomada da competição na Harmonia, a procura de turistas será ainda maior.

Crescimento populacional

A abertura do Loteamento Müller, em 2015, na Harmonia Baixa, aumentou a população na localidade. Com isso, parte da região entrou no perímetro urbano de Teutônia. Altmann destaca que a permanência dos jovens na área rural, ainda que não trabalhem diretamente no setor, combinada com a chegada de pessoas que “buscam mais tranquilidade” no local, também contribuem para a ascendente no número de moradores.

Outros negócios na localidade

Os principais empreendimentos no âmbito turístico, além da Lagoa da Harmonia e do futuro pátio cervejeiro, são um sítio de videiras, onde os visitantes podem participar da colheita de uvas, além de um refúgio onde os proprietários oferecem a parte de baixo da residência para os hóspedes.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais