A Hora do tradicionalismo

Opinião

Claiton Miranda

Claiton Miranda

Tradicionalista e apresentador do programa Fogo de Chão, da Rádio A Hora

Colunista

A Hora do tradicionalismo

Por

A partir desta edição, as páginas do jornal A Hora passam a contar a história do tradicionalismo no Vale. Peço licença para abrir a porteira, e espalhar a cultura do Rio Grande.

Lembro que a contribuição de todos que fazem a nossa tradição na região e fora dela é importante para que eu consiga levar ao amigo leitor o que antes nunca foi executado.

Hoje, na 24ª RT, temos 87 entidades tradicionalistas, entre CTGs, Piquetes, DTGs filiados, dos quais 66 estão ativos em mais de 34 cidades gaúchas. Todos os dias alguma coisa acontece, e é isso que eu vou mostrar. Mandem sugestões e correções pelo WhatsApp para 051 99793-0715. Sejam sempre bem-vindos.


Avisos

1 – Inscrições gratuitas para o Curso de Danças Gaúchas, que ocorre a partir de 31 de julho, na Sociedade Rio Branco, em Estrela. Mais informações com Régis, pelo Whats 9 8152-8170. Te aligera!

2 – Adair de Freitas, cantor e compositor gaúcho, é o merecido patrono da Semana Farroupilha 2022.

3 – A canção-tema da Semana Farroupilha 2022 é do grupo Alma Gaudéria e se chama “Num só Lugar”.

AGENDA

8 a 10 de julho – 5º Laço de Inverno, no Parque de Rodeios de Santa Cruz do Sul. Informações com Juliano Batista: (51) 99729-7559.

09/07 – Jantar da Tradição e estreia da Invernada Juvenil, no Parque do Chimarrão, em Venâncio Aires.
12/07 – Reunião dos Patrões de CTGs, no CTG Bento Gonçalves, de Lajeado.

DICAS TRADICIONALISTAS

– Não é correto usar chapéu dentro de locais com telhado, como galpões, bailes, etc.

– O uso de facas na cintura deve ser quando estamos a cavalo, nunca em bailes ou eventos sociais.

Assim se forja o futuro do tradicionalismo

Falo do menino na foto, o querido Ezequiel Dartora Sackser, 6, nascido em Cruzeiro do Sul, e que toca gaita pianada 24 baixos. Já esteve no palco com alguns dos maiores nomes da nossa música tradicionalista: Os Serranos, Capitão Faustino, Bia Socek, entre outros.

Ainda aprendendo, mas já é um artista completo, pois não tem medo de palco ou público e ainda faz versos de improviso. Segue firme, Ezequiel, e obrigado aos pais Roberto e Bruna pelo incentivo.


Poeta de Cruzeiro do Sul a Cruz Alta

Felipe Correa, nascido em Cruz Alta, desde pequeno mora em Cruzeiro do Sul e sempre trabalhou com a lida do campo. De família humilde, é filho de uma mãe dona de casa e de um pai alambrador, o “Rubão”.

Desde piá, era um menino que, se metia alguma coisa na cabeça, aprendia. Por muitas vezes, vi ele declamando versos e cantando, pois sempre foi dono de uma memória ímpar.
Depois de muita leitura e busca de conhecimento, aliado a sua lida no campo, se destaca há alguns anos como poeta, tendo versos e poesias suas cantadas por grandes nomes da música gaúcha.

Divulgado esta semana pela comissão da 42ª Coxilha Nativista de Cruz Alta, que ocorre de 27 a 30 de julho, classificou uma letra de sua autoria e musicada por André Coelho. Com a milonga de nome “Comum”, subirá ao palco na sexta feira, dia 29. Boa sorte, Felipe Correa!


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais