Semana do Agricultor visa fortalecer a inovação nas propriedades rurais

SANTA CLARA DO SUL

Semana do Agricultor visa fortalecer a inovação nas propriedades rurais

Capacitações e atividades técnicas voltadas ao setor primário nortearão evento, que ocorre de 25 a 29 de julho

Por

Semana do Agricultor visa fortalecer a inovação nas propriedades rurais
Para família Stölben, evento é a oportunidade de buscar novos conhecimentos. Crédito: Gabriel Santos
Santa Clara do Sul
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Fortalecer as propriedades rurais. Este é o objetivo da 1ª Semana do Agricultor, marcada de 25 a 29 de julho. Entre as principais atrações, estão o show do “Badin, o colono”, o 6° Encontro Regional de Jovens do Vale do Taquari e a apresentação de cases de sucesso na agricultura familiar.

Além disso, a programação prevê uso de tecnologias para melhorar a produção no campo, palestra motivacional “Orgulho de ser agricultor”, oficinas voltadas ao turismo rural, produção orgânica e uso de técnicas sustentáveis para agregar valor às propriedades rurais.

A realização é do governo de Santa Clara do Sul, por meio da Secretaria de Sustentabilidade. A programação inicia no dia 25 com a oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (Panc’s). A abertura oficial é quarta-feira, dia 27, na ASER Sampainho.

Conforme o secretário Edson José Mallmann, fomentar a atividade agrícola em uma semana com diversas atrações desde palestras motivacionais, oficinas e show de humor é um dos objetivos da programação. “O setor primário é importante para a economia municipal.

A gestão é fundamental para o sucesso nas propriedades e dessa forma estamos propondo uma semana diferente onde o nosso produtor pode conhecer novas ferramentas e realidades diferentes”.

De acordo com o prefeito Paulo Kohlrausch, a promoção da 1° Semana do Agricultor tem o intuito principal de valorizar o setor primário, fortalecer a inovação no campo e enaltecer a importância do produtor rural.

“Esta é uma iniciativa inovadora no sentido de proporcionar atividades que auxiliem os agricultores no seu dia a dia, oportunizando a sua permanência no campo. É dessa forma que continuaremos auxiliando as pessoas a se desenvolverem de maneira igualitária, seja no Centro ou no interior do município”.

Buscar capacitação

Rogério, 60, e o filho André Stölben, 26, de Sampaio, iniciaram a produção orgânica de hortaliças e moranguinhos em 2018. Foram uma das primeiras famílias inscritas no programa Santa Clara Mais Saudável, criado em 2017.

Para eles, a Semana do Agricultor é uma oportunidade de buscar novas técnicas e orientações para o trabalho na propriedade.Em uma estufa com mais de 600 metros quadrados, a família cultiva mais de 5 mil pés de morango e outras culturas, como alface, beterrabas, cebola, tomate e rúcula. Toda a produção é vendida em feiras, supermercados ou para a alimentação escolar.

André reforça que o acompanhamento técnico foi fundamental para a família iniciar a produção. Antes, a atividade leiteira era a principal atividade econômica. Hoje, o cultivo orgânico é a principal fonte de renda na propriedade.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais