Proposta da nova Central de Polícia avança após aval do Estado

LAJEADO

Proposta da nova Central de Polícia avança após aval do Estado

Governo municipal deve finalizar até o fim do mês projetos complementares da obra. Prédio será construído no bairro São Cristóvão e vai abrigar todas as delegacias da cidade

Por

Proposta da nova Central de Polícia avança após aval do Estado
Hoje, quatro delegacias funcionam em prédio na João Batista de Melo, no Centro da cidade. Crédito: Mateus Souza
Lajeado

A proposta de construção da nova Central de Polícia na cidade começa a tomar forma. Após assinatura do termo de compromisso entre governo de Lajeado e Palácio Piratini, o projeto arquitetônico da obra está quase pronto. O material é executado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Mobilidade.

Resta agora a execução dos projetos complementares da obra, que compreendem as partes elétrica, hidráulica e estrutural do futuro prédio. Este trabalho será terceirizado e deve ser concluído até o fim do mês, segundo projeções do governo municipal. Depois, segue para o Estado preparar a licitação.

LEIA MAIS: Lajeado assina termo de compromisso para nova Central de Polícia

O terreno para a nova Central de Polícia, localizado na esquina das ruas Coelho Neto e Fábio Brito de Azambuja, no bairro São Cristóvão, já foi doado ao Estado. A tendência é de que o prédio tenha até cinco pavimentos e uma área construída de 3 mil metros quadrados.

No local, funcionarão todas as delegacias existentes hoje em Lajeado e mais uma a ser criada no futuro.

Segundo a delegada regional, Shana Luft Hartz, a cerimônia do dia 1º de julho formalizou a inclusão de Lajeado no programa Avançar na Segurança Pública. “Cumprimos uma série de requisitos, desde a apresentação dos projetos, e bateram o martelo.

Ainda restam os projetos complementares, mas tivemos êxito. Esta nova estrutura representará um ganho a todos nós”, salienta.

Recurso do Estado

A obra da nova sede da Polícia Civil está estimada em R$ 9 milhões. O recurso virá do Estado, por meio da terceira etapa do Avançar na Segurança Pública. Conforme Shana, o prazo estabelecido para conclusão do prédio é de dois a cinco anos.

Já o papel do município vai desde a doação da área de forma gratuita a execução dos projetos que contemplam a obra. “Nos deram um apoio enorme nesta questão. Se não houvesse essa parceria, possivelmente não seríamos contemplados neste programa”, reconhece Shana.

A doação da área ao Estado foi aprovada pela câmara de vereadores, em março. O projeto de lei tramitou em regime de urgência. Dois meses depois, nova proposta foi avaliada pelos parlamentares. Desta vez, para autorizar a execução do projeto técnico.

Economia de gastos

O prédio atual da Polícia Civil é antigo e considerado defasado pela cúpula do órgão. Parte do imóvel também está em área alagadiça. A nova estrutura, segundo Shana, será moderna, e sobretudo, econômica.

“O custo com manutenção será mais baixo do que da sede atual. Teremos um upgrade, mas não só no atendimento e bem estar de servidores e comunidade, mas também no gerenciamento dos custos. Será um avanço importante”.

IGP

Outro objetivo do governo de Lajeado é levar, para a mesma região onde será construída a Central de Polícia, um novo espaço ao Instituto Geral de Perícias (IGP). A ideia é manter a estrutura próxima a órgãos de segurança pública, como a Polícia Civil.

“Na praça nova tem uma casa ao lado. Ali, temos a intenção de comprar o imóvel e fazer um posto do IGP”, revela o secretário de Segurança Pública de Lajeado, Paulo Locatelli. Um novo prédio para o órgão é desejo antigo.

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais