RGE atende pedido de moradores  e conclui melhoria na rede elétrica

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RGE atende pedido de moradores e conclui melhoria na rede elétrica

Moradores de Picada Canudos solicitavam a poda de árvores há dois anos. Galhos comprometiam fios de alta tensão

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RGE atende pedido de moradores  e conclui melhoria na rede elétrica
Moradores pediam a poda e corte de árvores desde maio de 2020 quando protocolaram os primeiros pedidos. Crédito: Gabriel Santos
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Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A RGE responsável pelo fornecimento de energia elétrica em Picada Canudos concluiu nesta semana a poda e corte de árvores que atingiam os fios de alta tensão. Ventos e chuvas fortes motivavam a interrupção na distribuição para cerca de 30 famílias daquela localidade.

Adriano Luiz Schwingel, 54, encaminhou os primeiros pedidos em maio de 2020. Apesar da demora, ele estima que a manutenção na rede de alta tenção traz mais alívio para a comunidade pois a proximidade dos galhos com os fios de alta tenção ocasionavam curtos e prejudicava o fornecimento.

O morador estima que mais de 20 protocolos foram realizados junto a agência em Lajeado. Houve a cobrança também pelo atendimento no 0800, na Agência Estadual de Regularização dos Serviços Públicos (Agergs) e Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) por meio de e-mail.

A comunidade cobra ainda a concessionária para a troca dos postes de madeira, que traria uma solução definitiva e uma manutenção preventiva já que a rede corta uma mata nativa entre Rui Barbosa e Picada Canudos e tem locais de difícil acesso.

“É uma obrigação da empresa. Pagamos elevadas tarifas e o serviço deixa a desejar. Temos o nosso direito de fiscalizar”, afirma Schwingel.

Além dele, Irio Schmidt, 65, que possui áreas na comunidade reclama da demora em reestabelecer a energia em momentos de queda e pede que a manutenção da rede ocorre de forma regular e não de dois em dois anos.

225 km de rede

Em nota, a RGE destaca a vistoria de mais de 225 quilômetros de rede com o objetivo da poda da vegetação que atingia fios de alta tenção e reiterou o compromisso com a qualidade da energia fornecida aos seus clientes e na melhoria constante do desempenho do sistema de distribuição de energia.

A concessionária reforça ainda, que em área urbana cabe ao município fazer o manejo da arborização. Já na área rural, a RGE atua junto aos órgãos ambientais e faz vistorias frequentes na rede para identificar os riscos dos sistema elétrico.

CONTATO

Clientes com problemas e necessidade de serviço de arborização junto a rede elétrica podem entrar em contato com a RGE pelos Canais de Atendimento. Pelo SMS com o código de cliente para o número 27350 ou pelo site.


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