Governo de Estrela aumenta tarifa dos táxis em 11,73%

Reajuste

Governo de Estrela aumenta tarifa dos táxis em 11,73%

Profissionais buscaram negociação junto ao município para minimizar defasagem nos custos de operação. Por lei, reajuste deve ser anual, mas não ocorre desde 2018

Por

Governo de Estrela aumenta tarifa dos táxis em 11,73%
Município conta com 27 taxistas na ativa. Na Rodoviária, são oito carros. Crédito: Jhon Willian Tedeschi
Estrela
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O preço para os usuários de táxi no município voltará a ter reajuste após quatro anos. O governo publicou decreto no Diário Oficial da terça-feira, 5, e confirmou o aumento de 11,73%. A medida passa a valer após a aferição dos taxímetros pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

A legislação específica para o setor indica que se crie uma comissão para a reavaliação dos preços a cada ano. Para os profissionais, a medida visa cobrir a defasagem nos custos de operação. Com o aumento dos combustíveis e da manutenção, motoristas procuraram o governo para negociar um ajuste tarifário.

O reajuste foi calculado com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O coordenador do Departamento de Trânsito, Frederico Diehl, pondera que o aumento deveria atender às necessidades dos taxistas, mas sem afetar tanto os passageiros. “São preços alinhados à realidade regional, próximos aos praticados em Lajeado, por exemplo”, explica.

Para os motoristas, o aumento na tarifa não deve influenciar na adesão dos passageiros. “Uma corrida que custa 20 reais, passa a ser 24 reais, muda muito pouco”, diz o taxista Orlando Luiz Tresoldi, 64, que atua na função há dois anos.

O serviço conta hoje com 27 profissionais. Nas licitações feitas em 2018 e 2019, foram 36 motoristas designados para atuar em Estrela – desde então, nove deles desistiram dos postos. O ponto com o maior número de carros fica na Rodoviária, com oito veículos.

Clandestinos são barreira

A maior dificuldade, de acordo com os profissionais, é a presença de motoristas não regulamentados no município. Eles não se enquadram na chamada “lei dos taxistas”, que obriga os proprietários de táxis a fazer vistoria anual nos veículos, que devem ter no máximo cinco anos de fabricação. “Os clandestinos andam com carros batidos. Deveriam tratar todos de forma igual”, reclama Tresoldi.

A nomeação de agentes de trânsito deve amenizar o problema, de acordo com o setor responsável. “Uma forma de combate é a regulamentação do transporte por aplicativo, o que desencorajaria os clandestinos”, pontua Diehl.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais