Acidentes diminuem, mas mortes aumentam na BR-386

DELEGACIA DE LAJEADO

Acidentes diminuem, mas mortes aumentam na BR-386

PRF divulgou balanço das ações do primeiro semestre nesta quinta-feira, 7

Por

Atualizado quinta-feira,
07 de Julho de 2022 às 15:05

Acidentes diminuem, mas mortes aumentam na BR-386
Foto: PRF / Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou o balanço referente às ações realizadas no primeiro semestre de 2022, nesta quinta-feira, 7. No trecho sob a responsabilidade da Delegacia de Lajeado, os acidentes diminuíram, mas as mortes aumentaram. A PRF Lajeado atende perímetro que compreende mais de 300 quilômetros da BR-386, entre Vitor Graeff e Nova Santa Rita, além de parte da BR-470.

Acidentes

Em um ano de retomada das atividades econômicas, os dados mostram que enquanto o número de acidentes e de feridos tiveram quedas expressivas, a quantidade de mortos aumentou. No primeiro semestre de 2021 foram 241 acidentes, 287 feridos e 16 mortos. Já em 2022 foram 216 acidentes, 217 feridos e 18 mortos. Reduções de 10,4 e de 24,4% nos dois primeiros indicadores e aumento de 12,5% no número de mortos.

Fiscalizações

Ao longo do semestre, foram abordados 11.638 veículos e mais de 14.800 pessoas, entre condutores, passageiros, ciclistas e até mesmo pedestres. As fiscalizações preventivas foram direcionadas aos locais e horários em que os relatórios apontam grande incidência de acidentes.

Entre as infrações mais recorrentes, destacaram-se a falta do uso do cinto de segurança ou dispositivo de retenção adequado às crianças, as ultrapassagens forçadas ou em local proibido, o manuseio do celular e a embriaguez ao volante. Foram flagrados 351 condutores dirigindo sob influência de álcool. As condutas retro citadas, quando não são a causa principal, são circunstâncias que agravam os danos decorrentes dos acidentes.

Prisões e apreensões

De janeiro a junho, a instituição efetuou ações de combate ao crime que resultaram em significativas apreensões de bebidas e cigarros, introduzidos ilegalmente no país, de drogas, armas e munições, dentre elas 10 pistolas, na recuperação de 22 veículos e na prisão de 199 pessoas, pelas mais diversas tipificações criminais.

Alerta

A PRF alerta que “muitas” intervenções viárias estão programadas na BR 386. “É imprescindível que todos redobrem a atenção e os cuidados ao passarem por trechos em obras, adotando uma direção defensiva.”


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais