O dilema do MDB gaúcho

Opinião

Fabiano Conte

Fabiano Conte

Jornalista e Radialista

O dilema do MDB gaúcho

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O MDB gaúcho está sem rumo na eleição. O discurso das lideranças é em defesa de candidatura única, com Gabriel Souza como candidato ao governo. Mas a base sabe que este nome, e as pesquisas recentes apontam isto, não deslancha.

Por isso, se você questionar prefeitos e vereadores da região sobre suas preferências, a maioria vai optar por aliança com Eduardo Leite (PSDB), este sim com chances de ir para o segundo turno e até vencer a eleição.

Leite foi habilidoso em construir apoio e participação de vários partidos em seu governo e deu um nó técnico (usando um termo do futebol) para voltar atrás de sua promessa e concorrer novamente no RS. O MDB, sem ter muita opção, deve ir no embalo do tucano. A não ser que esteja disposto e preparado para perder com candidato próprio.


Falar bem e falar mal

Não quis acreditar quando um conhecido relatou sobre recente visita a um médico da região e de que o mesmo falou mal de colegas de profissão, concorrentes na mesma área de especialização.

Pode até ser comum, mas geralmente ocorre de forma velada. Abertamente é a primeira vez que ouço relato assim. Para confundir a cabeça de meu amigo fiz o seguinte questionamento: você prefere ser atendido pelo médico “difamado” ou pelo difamador? Ficou sem resposta, mas acredito que ele vá buscar a opinião profissional de um terceiro.


Ciclistas na ciclovia, pedestres nas calçadas

Com o título “Ciclovia para os ciclistas”, o colega Rodrigo Martini abordou na sua Coluna da edição de terça-feira, 5, sobre a necessidade de darmos ao espaço sua devida atenção. Ciclovia é para ciclistas e não para veículo estacionar. Mesmo que existe lei que dê esta garantia o assunto precisa voltar à pauta de discussão.

Vamos construir cidades autossustentáveis com menos carros nas ruas e mais espaços para ciclistas e pedestres. Endosso ainda minha preocupação com as bicicletas em calçadas de passeio, o que é proibido em lei municipal.

São recorrentes os acidentes envolvendo pessoas de mais idade e sem agilidade para se esquivar das bicicletas. É preciso maior fiscalização e esclarecimento sobre o tema.


Curtas:

*** Marcelo Cardoso não é mais o secretário do Turismo, Esporte e Lazer de Bom Retiro do Sul. Ele deixou o cargo para dedicar-se à profissão de radialista. Não há nome cotado para assumir a pasta.

*** Ex-vereador de Travesseiro, Adriano Steffler foi convidado a criar o Republicanos no município. Suplente na atual legislatura o ex-presidente da Câmara concorreu pelo PTB na eleição passada.

*** Nunca confie em acordos de partidos para escolha de presidente de câmara de vereadores. Ainda mais se for em Encantado. Episódio desta semana mostrou isto. Era para ser do PP, mas elegeu-se um do PMDB.

*** Onyx Lorenzoni (PL), ex-ministro da Casa Civil e da Cidadania de Bolsonaro, pré-candidato a governador, visita Venâncio Aires nesta semana em encontro político agendado pelo deputado federal Marcelo Moraes (PL).

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais