Governo promete ciclovias

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Governo promete ciclovias

Por

Vale do Taquari

O artigo de ontem foi uma provocação ao governo de Lajeado, em função da ausência de vias seguras para os clicistas na principal cidade do Vale do Taquari. Também nessa terça-feira, e durante participação no programa o Vale em Pauta, do colega Fabiano Conte, eu falei sobre a problemática, lembrei as recentes (e frustradas) tentativas de instalar ciclovias, e reforcei a provocação ao Executivo lajeadense. Minutos após a minha participação no referido programa da Rádio A Hora, o Secretário de Planejamento encaminhou a imagem que ilustra esse artigo.

De acordo com Giancarlo Bervian, a proposta para o trecho da Rua Júlio de Castilhos, no entorno da Praça da Matriz, é apenas uma pequena parte de um amplo projeto para revigorar a principal via comercial da cidade, e que pode se estender para outras vias municipais. A ideia é ampliar as calçadas, criar ciclovias, e garantir bicicletários públicos na área central. Além disso, o governo projeta uma interligação entre os principais parques ou áreas de lazer, com destaque para o Parque do Engenho, o Parque Ney Arruda, e o Parque dos Dick.


Municipalização em Estrela

Toda e qualquer ação de um governo municipal está sujeito à crítica, ruídos e controvérsias. E a melhor forma de mitigar os impactos é antecipar a comunicação com as pessoas mais impactadas, e, se possível, disponibilizar o máximo de informações para os veículos de imprensa mais próximos.

Digo isso para avaliar a proposta do governo de Estrela de municipalizar escolas estaduais. É um fato impactante para as famílias de estudantes e os profissionais concursados pelo Estado. Logo, é um tema que merece muito esforço comunicativo por parte dos gestores públicos. E, desta vez, o Executivo estrelense falhou.


TIRO CURTO

Adair Weiss, diretor executivo do Grupo A Hora, Marcelo Caumo, prefeito de Lajeado, e Rafael Zanatta, VP de Inovação e Tecnologia da Acil são os palestrantes da próxima reunião-almoço da Associação Comercial e Industrial de Lajeado. O encontro ocorre na terça-feira, dia 12. E o tema não poderia ser mais instigante ao empresariado regional. Os debatedores avaliam a pesquisa Rumo, e os desafios e ações para o futuro da mão de obra local.

• O governo de Estrela contratou uma empresa terceirizada para realizar uma pesquisa junto à comunidade sobre o setor de comunicação do Executivo. E todos os estrelenses já perceberam que a assessoria de imprensa é um dos principais (e mais valorizados) setores da atual gestão.

• Nesta quinta-feira, a partir das 10h, os organizadores dos passeios do barco Cisne Branco em Lajeado participam de um encontro às margens do Rio Taquari, no Porto dos Bruder. Na pauta, o embarque e desembarque dos passageiros. Os passeios ocorrem durante a Expovale.

• Em Estrela, a suplente Ilânia Diedrich Käfer (PTB) vai assumir uma cadeira no Legislativo durante os próximos 30 dias. Ele fez 208 votos em 2020 e assume no lugar de Luís Fernando Kalsing (PTB), que solicitou licença por motivos particulares durante o mês de julho.

• Secretária de Educação de Estrela, Elisângela Mendes foi convocada a participar da sessão plenária da câmara de vereadores no dia 11 de julho. Em pauta, “as atividades da pasta”.

• Em Encantado, os representantes do PP devem estar arrependidos. O vereador Valdecir Cardoso (PP) era o chefe do Legislativo até o início da sessão de segunda-feira e, em comum acordo com as demais bancadas, e seguindo um rito tradicional naquele município, renunciou em meio ao mandato como presidente. Ele contava com a eleição do colega de partido, Sander Bertozzi (PP). Entretanto, e após mudanças de votos, Valdecir Gonzatti (MDB) foi eleito.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais