Câmara vota regulamentação das criptomedas

Opinião

Thiago Maurique

Thiago Maurique

Jornalista

Coluna publicada no caderno Negócios em Pauta.

Câmara vota regulamentação das criptomedas

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Chamada popularmente de “Lei do Bitcoin”, o projeto que regulamenta transações e estabelece punição para os crimes relacionados às moedas digitais entrou ontem na pauta de votação da Câmara – com grandes chances de ter sido aprovado após o fechamento da edição.

Em consonância com as iniciativas mundiais acerca do assunto, a proposta brasileira não pretende, e nem poderia, regular as criptomoedas, mas sim as empresas que trabalham no ramo e seus usuários.

O texto incluí o crime de fraude na prestação de serviços de ativos virtuais no Código Penal, medida também ampliada aos ativos financeiros e mobiliários.

Dessa forma, mira em crimes como as pirâmides financeiras, que recentemente lesaram centenas de pessoas no Vale do Taquari. Um avanço que pode resultar no ingresso de novos investidores, mesmo com lacunas a serem preenchidas na legislação.

Em paralelo, as criptomoedas vivem hoje um momento extremamente desfavorável no mercado. O valor de um Bitcoin caiu de mais de R$ 365 mil em novembro do ano passado, para R$ 106 mil (na conversão do dólar com cotação de ontem, à R$ 5,40).

Entusiastas dizem que a baixa faz parte do movimento naturalmente cíclico dos ativos virtuais e projetam nova disparada, enquanto críticos decretam o fim do Bitcoin e similares.

Independente do que venha a acontecer com as criptomoedas enquanto investimento e do tamanho desse mercado, tornar o dinheiro rastreável é sempre positivo para a sociedade.


1º Cria Summit debate marketing digital

Lajeado recebe no dia 21 de junho o 1º Cria Summit. Promovido pela startup Criação.cc, o evento apresenta as últimas tendências de gestão, usabilidade, inovação e soluções estratégicas do marketing digital, com participação de especialistas nas áreas de tecnologia e comunicação.

Com mediação deste colunista, o evento tem entre os palestrantes a diretora de comunicação do Gramado Summit, Martina Belotto, o diretor de Marketing do Delivery Much, Vinícius Dambros e o CEO da Paes Digital, Patrick Paes. A programação inclui o workshop “Marketing de Conteúdo na Prática”, com a analista de conteúdo do Share, Vitória Santos.

Todas as atividades serão presenciais, na sede da Acil. O workshop ocorre a partir das 16h, ao valor de R$ 120 reais. As palestras ocorrem a partir das 18h30min com inscrição de R$ 80. Uma ótima oportunidade de ampliar o conhecimento sobre um tema relevante, em especial para a transformação digital dos negócios.


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