Organização transfere Feira Gastronômica para adequar estrutura da Rua Coberta

ARROIO DO MEIO

Organização transfere Feira Gastronômica para adequar estrutura da Rua Coberta

Adequações estão orçadas em R$ 90 mil. Reforma atende normas do PPCI

Por

Organização transfere Feira Gastronômica para adequar estrutura da Rua Coberta
Plano de segurança é uma exigência do Corpo de Bombeiros. Crédito: Gabriel Santos
Arroio do Meio

A necessidade de adequações na parte elétrica da área coberta da rua General Daltro Filho e ausência de um Plano de Prevenção de Incêndios (PPCI) motivaram o adiamento da 4ª Feira Gastronômica Sabores de Arroio do Meio, que estava marcada para o domingo, 10.

A decisão foi comunicada pelo governo municipal após uma reunião com os 24 expositores. Uma nova data será definida na quarta-feira, 6. De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Jonas Schwarzer, o município recebeu um laudo técnico da área coberta onde apontou problemas na fiação e toda a parte elétrica.

De acordo com ele, o projeto orçado em cerca de R$ 90 mil e depende agora das tramitações legais como a publicação de edital, tomada de preço e contratação de uma empresa para o serviço. “Precisamos concluir isso, seguir as resoluções técnicas e encaminhar um alvará permanente da área para realização de eventos. Isso pode demorar e dessa forma, por questão de segurança decidimos cancelar o evento e remarcar uma nova data”, detalha o secretário.

Conforme Schwarzer, após as adequações o município tem por obrigação encaminhar os projetos elétricos com assinatura e responsabilidade técnica ao Corpo de Bombeiros e solicitar um PPCI temporário cinco dias antes de cada evento com definições, memoriais descritivos sobre montagem de palco, geradores, iluminação e demais instalações.

A transferência de data não prejudicou os expositores pois a decisão foi tomada dez dias antes do evento por se tratar de um evento gastronômico. “Não podemos comprometer a segurança dos participantes”, destaca Schwarzer.

A Feira Gastronômica tem confirmada a participação de 24 empresas ligadas ao setor alimentício como padarias, confeitarias, agroindústrias e sorveterias. O evento foi retomado em novembro do ano passado depois de dois anos suspenso. A primeira edição ocorreu em 2018, idealizada pelo grupo Conversando Sobre Turismo.

Eventos cancelados

A Rua Coberta de Eventos foi inaugurada em novembro de 2008, na gestão de Danilo José Bruxel. Desde então, passou a ser o principal local de eventos do município sediando desde gincanas, feiras e shows nacionais.

A área coberta possui 1,6 mil metros quadrados, e aberturas na rua Dr. João Carlos Machado, Visconde do Rio Branco e na lateral da praça Flores da Cunha.

O PPCI é uma exigência do Corpo de Bombeiros para realização de eventos com circulação de pessoas e aglomerações. Na Rua Coberta, a emissão do plano veio à tona após uma ocorrência da guarnição de Lajeado durante a abertura da Gincana Arroio do Meio, dia 17 de junho. Durante a ação, o município foi notificado e suspendeu imediatamente os shows musicais.

Toda a aparelhagem de som e equipamentos elétricos foram retirados e a programação seguiu na quadra coberta da praça Flores da Cunha.

Sem a liberação, outros eventos previstos para o local foram cancelados como São João do Rotaract e o Encontro de Idosos do Cras que foi transferido para o ginásio do Bairro Navegantes.


Acompanhe nossas redes sociais: Instagram / Facebook.

Acompanhe
nossas
redes sociais