Comitiva de Lajeado busca inovações na saúde em SP

Roteiro paulista

Comitiva de Lajeado busca inovações na saúde em SP

Integrantes do Pro_Move visitam experiências em três cidades paulistas. Ideia é conhecer métodos desenvolvidos de parcerias entre instituições de ensino, casas de saúde e governos para atração de investimentos privados

Por

Comitiva de Lajeado busca inovações na saúde em SP
SUPERA, o parque tecnológico Ribeirão Preto, tem mais de 50 startups na área de saúde. Grupo da região esteve na unidade para conhecer os projetos. Crédito: Divulgação
Lajeado
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ribeirão Preto, Bauru e São Paulo. Três cidades com parcerias público-privado na área da saúde e que podem auxiliar no desenvolvimento do ecossistema de inovação de Lajeado.

Esse é o objetivo da missão de integrantes do Pro_Move. “Dentre dos potenciais de Lajeado, a área da saúde é um destaque. Temos conseguido entregar serviços, como na parceria da universidade com a prefeitura. Esse é um modelo pouco comum no país”, relata o prefeito Marcelo Caumo.

A partir disso, há uma busca por outras iniciativas e experiências que podem colaborar com novos projetos para a cidade, diz. Na primeira atividade, o grupo esteve no SUPERA, Parque de Inovação e Tecnologia de Ribeirão Preto.

A unidade tem mais de 50 startups. O objetivo é de promover a transferência de conhecimento em diversos tipos de atividades. É responsável por atrair e reter empresas tecnológicas, com destaque para os setores de Saúde, Biotecnologia, Tecnologia da Informação e Bioenergia.

O Parque surgiu do convênio entre a USP, governo de Ribeirão Preto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo. A comitiva também esteve nos laboratórios de metrologia e calibração, de ensaios e certificações. Conforme o prefeito, há uma ideia de trazer esses serviços para a Univates.

As visitas começaram ontem e vão até quinta-feira. A comitiva tem o prefeito Marcelo Caumo, do presidente da Fuvates, Ney Lazzari, do pró-reitor administrativo da Univates, Oto Moerschbaecher, e o diretor Executivo do HBB, Cristiano Dickel.

Inova Ribeirão

Entre os destinos do grupo de Lajeado está o Inova Ribeirão. O evento começa hoje e tem como temáticas centrais as tendências e futurismo, empreendedorismo e gestão da inovação e tecnologias.

Serão 35 painéis e workshops, com mais de 80 palestrantes. Também estão previstas visitas ao Instituto SEB, organização voltada ao ensino, que tem como base uma educação inovadora com 4 eixos de atuação: Empreendedorismo Social, Sustentabilidade, Transformação Social e Protagonismo.

Já na quinta, entre os destaques da missão, está a visita ao Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais. A unidade tem um formato de atendimento similar a Fundef, diz Caumo.

O último compromisso será no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. A ideia é conhecer o curso de medicina e as ofertas de formações de curta duração. “Nosso propósito é verificar algumas experiências e adaptar. Neste caminho da inovação, percebemos que cada cidade tem algumas referências, mas o ecossistema precisa ser pensado dentro da própria realidade”, resume o prefeito.

 

 


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais