Unificação de hospitais

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Unificação de hospitais

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Há 20 anos

Era discutida, em assembleia, a unificação do Hospital Ouro Branco e do Hospital Redentor, de Teutônia. Na época, o Conselho Municipal de Saúde era favorável à união das entidades. Os envolvidos queriam garantir a continuidade das casas de saúde e transformar Teutônia em uma referência regional na área.

Enquanto isso…

• Reconhecimento estadual – O Hospital São José, de Arroio do Meio, recebia medalha de bronze no Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade.

• Volta ao mundo – O empresário e aventureiro Steve Fossett se tornava a primeira pessoa a dar a volta ao mundo a bordo de um balão. Em uma de suas aventuras, em 2001, Fossett teve que fazer um pouso forçado devido ao mau tempo, e aterrissou em Bagé, no Rio Grande do Sul.

• Golf X Fusca – O Golf, da Volkswagen, se tornava o modelo mais fabricado pela marca alemã até então, superando o clássico Fusca. O Golf foi lançado em 1975, na Alemanha, mas passou a ser fabricado no Brasil apenas em 1999. Nos anos 2000, a maior exportação de automóveis do Brasil era do modelo Golf.

Desafio da vacinação

O cartaz veiculava nas edições da semana. 

Quatro dias antes de encerrar a Campanha de Vacinação contra a Rubéola, em 2002, era manchete de O Informativo a falta de adesão da comunidade.

Apenas 38% da meta havia sido atingida, o que preocupava as autoridades.

 


Há 50 anos

Faculdade Estrela iniciava atividades

Com 18 professores, a Faculdade de Educação Estrela iniciava as atividades na segunda-feira, 3 de julho. As aulas começariam no final do mês para mais de 260 alunos aprovados.

A instituição funcionava junto ao Centro Educacional Estrela da Manhã e era uma extensão da Universidade de Passo Fundo.
Inicialmente, a faculdade oferecia os cursos de Letras Português, Ciências Naturais I e II, Letras Inglês e Estudos Sociais I e II.

Em janeiro do ano seguinte, em 1973, outras duas disciplinas eram integradas ao currículo: Práticas Agrícolas e Artes Domésticas.

A câmara de vereadores de Estrela, na época, repassou o valor de 10 mil cruzeiros para a instalação de uma biblioteca no Centro Estrela da Manhã.

Enquanto isso…

• Astrofísica paulista – Era anunciado que o estado de São Paulo poderia se tornar, dentro de 10 anos, o maior centro de astrofísica do mundo. Na época, os recentes investimentos em Observatórios de Atibaia, Valinhos e São José dos Campos sustentavam a perspectiva.

• ID Mirim – Era lançada a Carteira de Identidade Mirim para crianças entre 9 e 11 anos. O documento informava o nome, a idade, a residência e o tipo sanguíneo dos menores.

Livro do futuro

Em um tópico de curiosidades, era noticiado que o chamado livro do futuro estava em fase final de planejamento. Conforme o registro, o livro seria impresso em fita magnética e escutado por meio de fones de ouvido.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais