Iniciativas conectam comunidades do interior

Opinião

Felipe Neitzke

Felipe Neitzke

Coluna aborda os destaques relacionados ao agronegócio

Iniciativas conectam comunidades do interior

Por

Brasil
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Crédito: Divulgação

Avança a expansão da internet por fibra óptica para atender famílias em áreas rurais. Projetos desenvolvidos por municípios como Encantado, Colinas e Westfália buscam atender 100% das comunidades do interior com banda larga. No caso de Westfália, são 97 quilômetros de rede para levar o sinal a 410 famílias.

A conclusão da instalação deve ocorrer em cinco meses. Enquanto muitas localidades ainda sofrem pela ausência do sinal de telefone, parece que essas parcerias permitem suprir a carência na conectividade. Embora ainda haja muito por evoluir, em um mundo cada vez mais tecnológico, o agronegócio se mostra atento às evoluções e impulsiona a transformação do modo de vida no campo.


Bem-vindos!

Convido a acompanharem todas as sextas-feiras os destaques relacionados ao agronegócio. Para assumir este compromisso, trago na bagagem os ensinamentos de pais agricultores, a formação no Magistério e dez anos de atuação no meio jornalístico.

Com estas credenciais, apresento o propósito de compartilhar as tendências de mercado, estimativas de safras, conjuntura econômica, impactos dos fenômenos climáticos e assuntos diversos sobre o trabalho no campo. Abraço e boa leitura.


Novo prazo para emissão do CAF

O governo federal prorrogou para 31 de outubro a necessidade do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). Ele substitui a Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP).

Esse documento possibilitou que 4,1 mil famílias da região acessassem recursos do Plano Safra com investimento superior a R$ 274,5 milhões. A emissão pode ser encaminhada nas prefeituras, STRs e escritórios da Emater.


Atração voltada ao agronegócio

São várias as novidades alusivas aos 20 anos do Grupo A Hora. Na segunda-feira, 4, estreia o quadro Agro em Pauta que vai ao ar às 12h pela 102.9 e com transmissão nas redes sociais.

Estarei na coapresentação ao lado do titular do programa O Vale em Pauta, Fabiano Conte. Nesta primeira edição o convidado é o médico veterinário e extensionista da Emater/RS-Ascar, Martin Schmachtenberg. O assunto é o preço do leite, como está a remuneração aos produtores e a cadeia produtiva regional.


Chuva regular e o fim do La Niña

Crédito: Arquivo/A Hora

Um instituto da Austrália anunciou esta semana o fim do fenômeno La Niña. Ele é responsável pelo resfriamento do Pacifício, condição que afasta frentes frias e áreas de instabilidade no Sul do país. O reflexo disso está no volume de chuva.

Aliás, a safra passada teve quebra superior a R$ 500 milhões no Vale do Taquari por conta da estiagem. Pelas projeções deste modelo meteorológico, durante o inverno a chuva será regular com média mensal na faixa de 140 milímetros para a região.

O que preocupa é a possibilidade do retorno do La Niña a partir da primavera. Com isso o alerta de um novo ciclo de chuva abaixo do ideal para a região. Será que teremos mais uma safra conturbada? Os governos avançaram nos projetos para reserva de água e irrigação?


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais