Bem-vindo a um pedacinho do passado!

Opinião

Raica Franz Weiss

Raica Franz Weiss

Bem-vindo a um pedacinho do passado!

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Muito prazer, eu sou a Raica. Em celebração aos 20 anos do A Hora, resgatamos as principais memórias do Vale do Taquari. Nas próximas semanas, a página 16 do Jornal A Hora trará momentos históricos da nossa região. Será um retorno para 20 e 50 anos no passado, com relatos, notas e curiosidades dos principais jornais da época.

Duas décadas atrás, exatamente no dia 1º de julho, o Jornal A Hora era fundado. Semanal na época, a primeira edição do periódico saiu em 13 de julho de 2002.

A partir deste mês, notícias do A Hora, do Nova Geração e de O Informativo circularão por essa coluna. A História, com H maiúsculo, é uma construção coletiva, por isso, sugestões e críticas são sempre bem-vindas! Em especial, porque este é um projeto que pretende retomar a História do Vale do Taquari, e todos fazemos parte disso. Bem-vindo e uma boa leitura!


Há 20 anos

Brasil era penta!

Dezenas de pessoas lotavam as ruas de Lajeado no domingo, 30 de junho. Realizada no Japão, a Copa do Mundo de 2002 terminava em vitória verde-amarela de 2×0 sobre a Alemanha.

Foguetes, buzinaço e euforia irrompiam pelas principais ruas da cidade. A concentração era tanta, que a Júlio de Castilhos estava congestionada.

Pela manhã, durante o jogo, o cenário era o oposto, com as ruas desertas e torcedores esperançosos. Até a tradicional missa na Igreja Matriz estava cancelada.

Mesmo vestidos em trajes típicos da Alemanha, a equipe adversária, os integrantes dos Grupos Folclóricos de Estrela torceram para o Brasil e comemoraram a vitória. Crédito: Arquivo/Divulgação

Enquanto isso…

Sonda espacial – A Nasa lançava a sonda Contour em direção a dois cometas para fotografar seus núcleos. Conforme a agência, esses astros eram fósseis vivos do período de formação dos planetas, há 4,6 bilhões de anos, e por isso mantinham registro da composição primitiva do Sistema Solar.


Há 50 anos

Assistência médica no interior

Era firmado um convênio com a Cooperativa de saúde Altomed (posterior Unimed) para a prestação de assistência médica diária no ambulatório de Lajeado.

Conforme levantamento da Fetag (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), na época, a Altomed tinha a anuidade mais baixa de todo o Rio Grande do Sul.

Diretoria da Altomed e do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lajeado

Enquanto isso…

Crescimento populacional – O Banco Nacional da Habitação (BNH), antiga estatal, anunciava que, no mês de agosto, a população brasileira chegaria aos 100 milhões de habitantes, tornando-se o quarto país mais populoso do mundo. Na época, o BNH estimava que, se a taxa de crescimento se mantivesse naquele patamar, num período de 50 anos, a população brasileira alcançaria os 400 milhões.

• Pena de morte – A Suprema Corte dos Estados Unidos suspendia a condenação à pena de morte no país. Apenas quatro anos depois, em 1976, a condenação foi restabelecida.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais