Novo projeto busca atrair investidores ao TeutoPark

Infraestrutura urbana

Novo projeto busca atrair investidores ao TeutoPark

Governo anuncia mudança em parâmetros para construção e nos prazos de pagamento com objetivo de atrair empresários. Obras começaram em 2018 e primeiro empreendimento deve ser entregue até meados de 2023

Por

Novo projeto busca atrair investidores ao TeutoPark
Secretário Pablo Chrestani levou as alterações nos planos do TeutoPark para conhecimento dos vereadores. Crédito: Divulgação
Teutônia
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Três anos e meio após o lançamento do projeto do TeutoPark, o município apresentou novos detalhes sobre a obra. Durante a sessão da câmara desta semana, as diretrizes atualizadas para a ocupação do local foram levadas aos vereadores, assim como o padrão arquitetônico das edificações a serem construídas.

Um estudo foi feito pela Univates para estabelecer critérios como altura das construções e uso do passeio público nesta área. O parque terá espaços destinados para a instalação de restaurantes, cafés, lancherias, padarias, sorveterias, entre outros estabelecimentos varejistas destinados ao consumidor final.

O planejamento para o TeutoPark foi divulgado no final de 2018, com a promessa que seria um dos principais pontos turísticos do Vale do Taquari e deveria ser entregue até o final do mandato do então prefeito Jonatan Brönstrup. O município abriu licitação apenas em junho de 2020 para contratar empresa para construir a infraestrutura do parque.

Havia a perspectiva de que seriam 16 lotes construídos, com investimento de R$ 1,5 milhão – foram arrecadados R$ 479,4 mil, o que reduziu o número de espaços pela metade – na primeira parte da obra. Esta etapa foi concluída em setembro de 2021, com a limpeza e preparação da área, pavimentações de pistas de passeio, iluminação, calçadão, aterro, entre outros serviços.

A partir de agora, o governo trabalha na venda dos cinco lotes não comercializados para viabilizar a sequência da estrutura. Os três primeiros lotes foram vendidos em dezembro de 2019. A segunda fase do projeto prevê espaços para lazer, como quadra de esportes e concha acústica, e a instalação de banheiros públicos.

Adaptação por mais interessados

Para o secretário de Planejamento e Mobilidade Urbana, Pablo Chrestani, a mudança nos planos aumentará o interesse dos empresários em investir no local. Além da questão estrutural, as condições de pagamento foram adaptadas. A partir de agora, o formato para aquisição do lote prevê uma entrada de 40% e saldo parcelado em até 36 vezes.

As empresas que confirmaram a aquisição quitaram o parcelamento e podem começar a construir. A partir da disponibilização de infraestrutura, uma das compradoras assinou aditivo de contrato ontem para iniciar as obras. Mesmo com prazo para a entrega de 18 meses, prorrogáveis por mais 12, em meados de 2023, o primeiro lote deve ser finalizado.

Chrestani conta que algumas pessoas procuraram a administração para saber se haveria possibilidade de instalação de residências na parte de cima dos empreendimentos. A limitação na altura para no máximo 10 metros serviu para minimizar as dúvidas. Será possível construir um andar térreo com mezanino, conforme a alteração.

Estrutura básica para instalação deve atrair mais interessados nos lotes. Crédito: Reprodução


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais