A obra de pavimentação asfáltica ao Cristo Protetor iniciou na última segunda-feira, 27. A extensão é de 2,5 quilômetros, compreendendo 18 mil m². O trabalho é orçado em R$ 7 milhões, com aporte do Governo do Estado, por meio do Programa Pavimenta RS, de R$ 4 milhões. O restante do valor será subsidiado pela prefeitura. A empresa vencedora da licitação e responsável pelo serviço é a Conpasul. A conclusão é projetada para o início de 2023.
Conforme o integrante da direção da Associação Amigos de Cristo, Rafael Fontana, em entrevista ao programa Redação nas Ruas, da Rádio A Hora 1202.9, o asfaltamento compreende o trecho entre a Lagoa da Garibaldi até o Jardim do Acolhimento, nas proximidades do complexo do Cristo.
LEIA MAIS: Ação solidária arrecada mais de uma tonelada de alimentos
Mesmo em obras no acesso, as visitações ao monumento seguem normalmente aos finais de semana e feriados, das 9h às 17h. As máquinas serão colocadas ao lado da via, de forma a possibilitar a passagem dos veículos. Conforme acordado, explica Fontana, a empresa deixará a via limpa, em condições de trafegabilidade.
Nesta quinta-feira, 30, as máquinas retornaram ao trabalho após dois dias de paralização. Na terça, 28, a obra não evoluiu devido ao tempo, e na quarta, 29, em função do feriado de São Pedro — quando a Associação Amigos de Cristo promoveu uma ação especial voltada aos moradores, com entrada solidária. De acordo com Fontana, mas de 60 mil pessoas já visitaram o monumento ainda em obras.

Foto: Juliana Pisoni
Ouça a reportagem na íntegra
Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp/ Instagram / Facebook