Projeto valoriza a imigração alemã em Arroio do Meio

PROJETO 2024

Projeto valoriza a imigração alemã em Arroio do Meio

Iniciativa será lançada em julho, na Comunidade Evangélica São Caetano

Por

Projeto valoriza a imigração alemã em Arroio do Meio
José Eduardo Ely é um dos organizadores e idealizador do projeto desenvolvido pela ACMA e Círculo de Amigos de Boppard (Foto: Gabriel Santos)
Arroio do Meio
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O movimento de outras cidades de origem germânica inspirou a Associação Cultural e Musical (ACMA) e o Círculo de Amigos de Boppard a criar o Projeto 2024. O objetivo é envolver escolas e comunidade em iniciativas que visam o resgate à história e cultura no ano que marca os 200 anos da imigração alemã.

O lançamento oficial do projeto ocorre no dia 29 de julho, na 16ª edição do Deutscher Aben, organizado pela Comunidade Evangélica São Caetano. Na noite do evento, haverá apresentação de um selo oficial, pronunciamentos, show com grupos de danças folclóricas alemãs e a Schtena Big Band.

Conforme o presidente da ACMA e advogado, José Eduardo Ely, a programação ainda não está definida. Ele explica que a criação do projeto foi debatida em 2021. “Observamos o movimento de outros municípios e pensamos que essa data não poderia passar despercebida em Arroio do Meio, que também possui traços da imigração”, pontua.

Para viabilizar o projeto, a ACMA buscou um consórcio com o Círculo de Amigos de Boppard. A primeira ação voltada ao projeto ocorreu na última sexta-feira, com distribuição de um jornal.

De acordo com Ely, o principal objetivo do Projeto 2024 é envolver a comunidade, setores da sociedade civil e imprensa e disseminar a cultura alemã até o ano que marca o bicentenário da imigração no Estado e Brasil. “As pessoas precisam entender como ocorreu esse movimento e porque os alemães escolheram esta região”.

Após o lançamento, o grupo pretende formar parcerias. Uma delas é incluir a língua alemã na grade curricular, promover rodas de conversa em parceria com as escolas reunindo pais, alunos e professores e até a criação de um livro sobre o canto coral no município. “São inciativas previstas, que dependem de apoio financeiro e parceria pública”, afirma Ely.

Sobre a ACMA

A Associação Cultural e Musical foi fundada em maio de 2019 com o objetivo de resgatar, preservar e difundir a cultura musical trazida e desenvolvida por imigrantes e seus descendentes de origem germânica. A associação integra o Núcleo Municipal de Cultura.

Além do Projeto 2024, a ACMA coordena os trabalhos da Schtena Big Band, banda instrumental formada por 18 músicos sob regência de Paulo Roberto Haas e o programa de rádio semanal “Verbindung”.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais