“Me apaixonei pelo esporte e não parei mais”

ABRE ASPAS

“Me apaixonei pelo esporte e não parei mais”

Josué Zavaschi Mendes Bandeira, 26, pratica powerlifting (levantamento de peso) há oito anos. No esporte de força, o “Polaquinho” chegou a erguer 560 quilos na última competição e consagrou-se campeão gaúcho na categoria “Open 75kg”. Agora, segue na busca por patrocínio para representar Muçum e o estado no Pan-Americano, que ocorre no Paraná.

Por

“Me apaixonei pelo esporte e não parei mais”
Crédito: Divulgação
Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

O que te motivou a praticar o powerlifting?

Foi um amigo que me incentivou a praticar o esporte. A primeira vez que competi foi em 2014, em Santa Maria, na época tive apenas um mês de preparação. Fiquei em primeiro lugar no supino e segundo lugar no levantamento terra. Para quem não conhece, o powerlifting é um esporte de força, em que o atleta deve levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos, seja no agachamento, supino e levantamento terra. Desde então, me apaixonei pelo esporte e não parei mais.

Você é campeão gaúcho da modalidade, na categoria “Open 75kg”. O que isso representa?

O campeonato foi no sábado, dia 18, em Porto Alegre, um evento muito bem organizado. Me consagrei campeão na categoria “Open 75kg” no powerlifting, chegando a erguer 560 quilos. Cada participação busco me superar um pouco mais, o que me possibilitou quebrar vários recordes, porém, como hoje não sou filiado a federação, os meus resultados não são contabilizados. Mesmo assim, pratico o esporte por amor e com muita dedicação. Já fui premiado por seis vezes no campeonato brasileiro e três vezes na etapa sul-americana, além de ser pentacampeão na etapa gaúcha. Agora me preparo para o próximo campeonato pan-americano de powerlifting, que ocorre no dia 13 de agosto, em Foz do Iguaçú, no Paraná.

Há reconhecimento da prática deste esporte na região?

Infelizmente há pouco reconhecimento pela prática em nossa região, estou na luta para que essa realidade mude. Hoje conto com o apoio da prefeitura de Muçum, da academia Corpo e Forma e Lu Massagens, mas já deixei de participar e de representar o município e o estado em diversos campeonatos por falta de patrocínio. Como exemplo cito as quatro vezes que fui classificado pro mundial na Argentina, uma vez no mundial em Florianópolis e uma vez no mundial em Las Vegas, nos Estados Unidos, nos quais eu não consegui estar presente.

Qual dica você daria para quem quer praticar o powerlifting?

Praticar qualquer esporte ou academia já é um grande passo para manter uma saúde com qualidade. Os exercícios propostos no powerlifting me possibilitam no dia a dia ter mais disposição, fortalece os músculos e ajuda no bem-estar. Para praticar este esporte é preciso procurar um profissional qualificado, ter persistência e buscar fazer o seu melhor, pois cada dia é uma superação. Pra mim, nos momentos de maior tensão e estresse ele funciona até como uma terapia, vale muito a pena tentar.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais