Cabo eleitoral de peso

Opinião

Rodrigo Martini

Rodrigo Martini

Jornalista

Coluna aborda os bastidores da política regional e discussão de temas polêmicos

Cabo eleitoral de peso

Por

Vale do Taquari
Gustavo Adolfo 1 - Lateral vertical - Final vertical

Ex-deputado estadual e ex-deputado federal, Enio Bacci realizou um pré-evento de lançamento da pré-candidatura. O encontro ocorreu na semana passada, nos ambientes da Casa Nostra, em Lajeado. Entre os convidados presentes, destaque para o prefeito de Estrela, Elmar Schneider (PTB), considerado pelo próprio Bacci como um “cabo eleitoral” de peso para a sua campanha rumo ao Congresso Nacional.


Cais lajeadense

O espaço do Cais Embarcadero, em Porto Alegre, é um case de sucesso já consolidado às margens do Guaíba. O reaproveitamento do espaço que restou abandonado e degradado por décadas é um exemplo ao país, e precisa inspirar os prefeitos das cidades do interior gaúcho.

E isso já ocorre com o gestor de Lajeado, por exemplo. Marcelo Caumo (PP) quer aproveitar ainda mais o novo espaço de lazer junto às margens do Rio Taquari, no entroncamento da Rua Osvaldo Aranha com o Parque Ney Arruda.

As antigas residências foram removidas. A partir disto, o ponto mais alto (que escaparia de uma eventual enchente) está apto a receber novos empreendimentos. E, quem sabe, por parte do próprio Cais Embarcadero.


TIRO CURTO

• O Cristo Protetor é uma obra de iniciativa privada. Logo, eventual reajuste no valor cobrado para a visitação é de responsabilidade do setor privado. Reclamar é do jogo, claro. Mas não pode servir de plataforma política para quem pouco ou nada fez pelo projeto. E isso vale para pessoas próximas aos idealizadores, também.

• Ainda sobre o reajuste nas tarifas de visitação, é preciso alertar o público: a tendência, após a implementação de toda a infraestrutura do complexo turístico, é aumentar ainda mais o preço do ingresso. Afinal, é o mercado que vai regular o acesso dos turistas. Para isso, claro, a associação precisa criar serviços e atrações condizentes com o valor. Caso contrário…

• A orquestra do Gustavo Adolfo em conjunto com a Univates busca inspiração na OSPA. Os encontros realizados nesta semana devem persistir pelos próximos anos. E a intenção é consolidar a orquestra filarmônica do Vale do Taquari até 2030.

• Líderes regionais participaram de reunião online com representantes do Ministério Público do RS e da concessionária de energia elétrica RGE. Na pauta, as dificuldades na prestação de serviço e no atendimento em meio aos sinistros.

• Em Lajeado, a câmara de vereadores ainda não definiu o futuro do seu único motorista concursado. A ideia inicial, em função da baixíssima demanda de serviços, era transferir o servidor para o Executivo. Entretanto, uma votação informal pode mudar o rumo do processo.

• Ainda no Legislativo de Lajeado, o secretário de Segurança Pública, Paulo Locatelli, participou da reunião da Comissão de Justiça e Redação, nessa segunda-feira, a respeito do projeto de lei que cria o Departamento de Inteligência do governo. Após a conversa, a proposta recebeu parecer pela legalidade. E deve ser votada nos próximos dias.

• Por fim, a câmara de Lajeado já analisa o projeto de lei que cria o Bairro Jardim Botânico. A proposição é assinada pelos vereadores Deolí Gräff (PP) e Ederson Spohr (MDB).

• Em Teutônia, o vereador Cleudori Paniz (PSD) solicita ao Executivo um estudo para criação de “cargos voluntários para auxílio no combate ao mosquito da dengue”.

• Sobre a câmara de Teutônia, aliás, uma pergunta: como ficou aquele assunto sobre suposta falsificação de comprovantes para ressarcimento das diárias por parte do vereador Claudiomir de Souza (PSL)?


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsAppInstagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais