Curso visa suprir  déficit de profissionais na construção civil

NEGÓCIOS EM PAUTA

Curso visa suprir déficit de profissionais na construção civil

Parceria entre Sinduscom/VT e Senai une qualificação e oferta de emprego. Atividade em Lajeado abre vagas gratuitas para formar 18 pedreiros e reduzir carência da mão de obra no setor

Por

Curso visa suprir  déficit de profissionais na construção civil
Crédito: Arquivo/A Hora
Lajeado

A retomada no segmento da construção civil e perspectivas de novos empreendimentos fazem aumentar a procura por profissionais qualificados. Ao mesmo tempo em que as empresas buscam trabalhadores, o desemprego agrava a condição econômica e social na região.

Para reduzir a defasagem da mão de obra e apresentar oportunidades, o curso na área da construção civil prepara pedreiros, que ao fim da formação saem empregados. A iniciativa é da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs-RS), por meio do Senai/RS e do sindicato das construtoras do Vale do Taquari (Sinduscom-VT).

O programa oferece 18 vagas para curso gratuito com 160 horas. Além do treinamento, os alunos recebem auxílio-transporte e alimentação. Para viabilizar a contratação e facilitar o acesso às atividades, o sindicato está em tratativas de parcerias com as empresas do setor.

De acordo com o presidente do Sinduscom-VT, Jairo Valandro, a entidade é quem organiza essa seleção e o Senai fica responsável por toda a didática do curso. “Enquanto se fala em desemprego, há muitas vagas na região. O que percebemos é a falta de qualificação para assumir, inclusive, postos de trabalho com formação básica e isso trava as contratações.”

Valandro acredita que com o passar dos anos se perdeu a característica de preparar na base da educação os futuros profissionais. “É fundamental a parceria com o Senai e a unidade móvel acelera esse processo. Será um curso de 20 dias e o aluno sai pronto para o trabalho.”

Conforme dados do Sebrae, no Vale do Taquari são 4,3 mil trabalhadores no setor da construção civil. Não há números oficiais de qual é a lacuna de profissionais, mas o próprio sindicato que representa as construtoras confirma a disponibilidade permanente de vagas.

Retomada do setor

A demanda crescente por trabalhadores é reflexo da retomada de investimentos e número de obras na região, avalia o presidente do Sinduscom-VT. Jairo Valandro destaca que 2020 foi um ano de muitas restrições e mercado comprometido. Em 2021, o aumento dos custos atrapalhou o setor e essa condição persiste.

“Apesar disso tudo e do cenário global com o aumento dos combustíveis, temos bons resultados e fica a expectativa de um segundo semestre melhor. Outro fator que colabora é a diversidade econômica da nossa região”, reforça Valandro.

Sobre as inscrições

O curso em Lajeado prepara pedreiros para a construção de alvenarias com e sem fundação estrutural. A qualificação prepara os alunos para normas técnicas, saúde e segurança no ambiente de trabalho.

As aulas estão previstas para iniciarem em 11 de julho e seguem até 5 de agosto, com atividades de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e das 13h às 17h no Senai. Voltado às pessoas com mais de 18 anos e desempregados, as inscrições podem ser feitas até 8 de julho no Sinduscom-VT ou pelo telefone/WhatsApp (51) 3748.4892.

Conforme o coordenador técnico do Senai/RS de Lajeado, Marcelo Schedler, o curso de “Pedreiro de Alvenaria” pretende ajudar a sanar a falta de mão de obra qualificada e auxiliar de forma direta as empresas do setor. “Hoje temos vagas em praticamente todas as construtoras, o que mostra a defasagem do setor em nossa região.”

Schedler considera ainda, ser uma boa oportunidade para quem está em busca de trabalho. “De acordo com a convenção coletiva da categoria, um pedreiro de alvenaria recebe salário inicial de R$ 2,1 mil.”
Outro curso previsto é destinado aos processos logísticos para processos internos de empresas do setor da construção civil. As atividades visam preparar profissionais que atuam nas indústrias de artefatos de cimento, cerâmicas, olarias e do segmento moveleiro.


Acompanhe nossas redes sociais: WhatsApp Instagram / Facebook

Acompanhe
nossas
redes sociais