
Entre janeiro e abril deste ano, o número de afastamento do trabalho por causa de problemas relacionados à saúde mental cresceu 30% no Brasil. Diante deste cenário, é essencial desenvolver aptidões como o controle emocional em gestores e colaboradores dentro de um local de trabalho. E uma das plataformas que tem colaborado nesse sentido no Vale do Taquari é o Dale Carnegie Course (DCC) – Competências Interpessoais, apresentado pela Dale Carnegie
Segundo Mauro Heinen, trainer do DCC, o estado emocional alterado influencia no comportamento dos indivíduos, o que acarreta diversos prejuízos psíquicos, emocionais e, consequentemente, no resultado de produtividade e performance. “Ter um clima harmônico e saudável dentro das organizações contribui para a manutenção das equipes produtivas, o que evita a perda de talentos para o mercado de trabalho e aumenta a produtividade”, avalia.
Para colaborar com esse processo, o Treinamento DCC utiliza uma metodologia 100% experiencial, a partir de cinco áreas propulsoras: autoconfiança, relações humanas, liderança, comunicação, e controle de preocupação e estresse. “Essa base torna possível manter positivo o relacionamento com pessoas e ambientes, bem como a influência através da comunicação e do comportamento”, explica Heinen.
Resultado prático
Esse processo tem gerado frutos sustentáveis dentro de todo o ecossistema econômico do Vale. Em Lajeado, por exemplo, já foram formadas 34 turmas de DCC, o que representa, na prática, mais de 1.100 pessoas. Entre elas, está Cristiano Ruschel, Diretor da Creativa, que buscou a Dale Carnegie a fim de encontrar pilares que pudessem servir ao projeto de continuar o desenvolvimento de sua empresa de forma saudável e estruturada.
“Hoje temos a metodologia da Dale Carnegie dentro da empresa para conduzir todas as reuniões com nossos colaboradores. Isso tem produzido muito mais engajamento e permitido ajustes necessários para que a empresa cresça de uma forma muito mais saudável”, comemora Ruschel.
Os números provam a eficiência da aplicação da metodologia da Dale Carnegie: a demanda de projetos cresceu 40% devido a organização e padronização de setores e diminuiu 36% a necessidade de retrabalho. O efeito dessas conquistas está representado no fato de que a Creativa dobrou sua quantidade de colaboradores, num claro sinal de crescimento saudável e estruturado.
Novidade para alcançar resultados
Diferente do DCC, o Leadership Training for Results (LTR) – Liderança para Gestores é uma iniciativa nova voltada para o empoderamento de líderes e gestores a fim de elevar a profissionalização da equipe e ampliar seus resultados. Segundo Evilásio Luveriaga, Instrutor da Dale Carnegie, o principal objetivo é desenvolver a “mentalidade de dono”, que proporciona maior responsabilidade final pelo resultado.
“Trabalhamos os princípios de relações humanas que fazem com que o líder seja alguém que lidera pela influência, e não o chefe que manda e está sempre sobrecarregado, sem tempo para assessorar as equipes.
A próxima turma já tem data para começar: 15 de agosto.
Mais informações
https://portaldalecarnegie.com/
Instagram: @dalecarnegievaledotaquari
Telefone: 53 991522326 | 53 991447272 | 51 989410301 | 51 996113279